Brasil tem 68 milhões de pessoas que acessam a internet pelo smartphone

Internet Smartphone IIA nova pesquisa realizada pela Nielsen Ibope constata que 68,4 milhões de brasileiros acessaram a internet via smartphone no primeiro trimestre de 2015. O número representa um crescimento de cerca de 10 milhões sobre os 58,6 milhões do trimestre anterior.

Segundo a pesquisa Mobile Report, o aumento do acesso mobile foi mais expressivo entre as pessoas de menor renda. No quarto trimestre de 2014, as classes C, D e E, juntas, representavam 36%. No trimestre seguinte, o índice saltou para 38%. Porém, a posse de smartphone conectado à internet continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam 62% do total.

A Nielsen também apresentou um aumento do uso do smartphone online entre pessoas a partir de 35 anos. Nesse grupo, o crescimento médio no trimestre foi de 20%, enquanto entre adolescentes ficou em 9%. As mulheres são maioria entre os usuários de internet via smartphone, com 51%.

A região Sudeste é o maior mercado de smartphones conectados, com 47% do total. Mais da metade dos smartphones do Sudeste está no estado de São Paulo, que tem 26% do total do Brasil. A segunda maior região é o Nordeste, com 23%.

Internet SmartphoneAs redes sociais, serviços de mensagens, e-mail, vídeos, notícias, música e portais são os conteúdos e ferramentas mais utilizados usuários brasileiros de smartphone. Dos vinte aplicativos mais utilizados no Brasil, sete são redes sociais ou comunicadores instantâneos. Na sequência aparecem apps de bancos, e-mail, vídeos e games.

Quanto à leitura de conteúdo, os aplicativos ainda não são o meio favorito dos usuários de smartphone. Em abril, 40% dos usuários disseram que consumiram notícias pelo aparelho. Desses, 68% afirmaram que abriram o navegador de internet do smartphone para se informar, 42% leram notícias a partir de compartilhamentos em rede social e 30% consumiram conteúdo compartilhado em um app de mensagens.

A pesquisa também questionou o quanto as pessoas estão dispostas a pagar para ler notícias no dispositivo. Do total de leitores de notícias, 4% disseram que já pagam para ler conteúdo jornalístico no tablet ou no smartphone e 10% responderam que estão dispostos a pagar.

A pesquisa foi realizada pela internet com 908 usuários de smartphones de todo o Brasil entre 26 de abril e 5 de maio de 2015.

Fonte: ProXXIma

2 Replies to “Brasil tem 68 milhões de pessoas que acessam a internet pelo smartphone”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *