Maior parte das 41,8 milhões de toneladas de e-lixo produzidas em 2014 é de produtos da linha branca

lixo-eletronicoQuando se pensa em lixo eletrônico, a imagem recorrente na cabeça de muitas pessoas é a de computadores e smartphones velhos. No entanto, um estudo da Universidade das Nações Unidas aponta que, na verdade, mais de 60% dos 41.8 milhões de toneladas de e-lixo produzidas em 2014 na verdade é composto pelos itens da chamada linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar, microondas etc.

De acordo com o relatório, o aumento nos níveis de descarte de aparelhos eletrônicos no ano passado foi puxado pela crescente popularidade dos itens domésticos, e devido ao fato de que muitos novos produtos atualmente têm uma vida útil menor que suas versões anteriores.

Entre os países que mais jogaram eletrônicos fora em 2014, o EUA lidera o ranking, com 7.072 quilotoneladas, seguido da China (6.032 quilotonelada) e do Japão (2.200 quilotoneladas). Já a Europa está no topo das regiões onde é gerado mais e-lixo por cidadão.

O levantamento indica ainda que apenas 16% dos itens eletrônicos descartados no ano passado foram devidamente reciclados ou reaproveitados. Dentro dos 41,8 milhões de toneladas de e-lixo, encontra-se 16 toneladas de ferro, 1.900 quilotoneladas de cobre e 300 toneladas de ouro — combinados, esses montantes equivalem a um valor estimado de US$ 52 bilhões).

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *