Sistema Windows Phone ganha aplicativo que mede banda larga

anatel-aplicativo

Agora está disponível para os celulares com sistema Windows Phone o aplicativo Serviço Móvel, da Agência Nacional de Telecomunicações. A ferramenta permite consultar a qualidade dos serviços de voz, conectividade e de dados nas redes das operadoras de telefonia celular em todos os municípios brasileiros.

É possível consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. O usuário pode acompanhar, ainda, a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

O aplicativo permite também informar as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G), por operadora. Com isso, os usuários poderão se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço. A consulta pode ser ativada por meio do sistema de geolocalização do celular ou manualmente, em que o usuário escolhe o município que deseja pesquisar. As informações são atualizadas mensalmente pela Anatel.

As barras em amarelo e em vermelho indicam o descumprimento dos parâmetros de qualidade estabelecidos.

A ferramenta já estava disponível para celulares com sistemas Android e iOS, nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store, respectivamente, e foi baixado mais de 300 mil vezes. Também é possível realizar a consulta por meio de uma versão web disponível na página da Anatel na internet ou pelo endereço http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel.

Fonte: Agência Gestão CT&I

2 Replies to “Sistema Windows Phone ganha aplicativo que mede banda larga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *