Os dez aplicativos preferidos dos jornalistas

Eu conheço pelo menos uma pessoa que participou dessa pesquisa!

O smartphone há muito tempo é considerado peça-chave na rotina de qualquer jornalista, que é beneficiado com a variedade de recursos disponíveis em versão mobile. Dentro e fora das redações, várias atividades cotidianas foram simplificadas, como pesquisar informações, fazer anotações, entrar em contato com fontes, fotografar e gravar sonoras.

A verdade é que é difícil ficar sem o celular por perto, mas a quantidade de plataformas pode confundir e tirar o foco de uma apuração. Para entender as necessidades dos jornalistas e quais aplicativos realmente fazem a diferença em sua rotina, o Portal Comunique-se realizou uma pesquisa com seus leitores na última semana, considerando o uso de dispositivos móveis, como smartphone e tablets. As mais de 400 respostas foram bem variadas, superando a marca de 250 apps citados.

app2503[1]
No ranking, as redes sociais e serviços de mensagem instantânea ocupam posições de destaque, mostrando a influência que as plataformas têm como fontes de pautas e informação da chamada mídia tradicional. Confira o top 10 dos apps queridinhos dos jornalistas:

1º – WhatsApp: 229 votos

O mensageiro é o “queridinho” dos jornalistas por ser rápido, completo e popular. Usado tanto para debater pautas em grupos específicos, quanto para troca de informações com a redação, o app é usado para buscar personagens e contato com fontes, que muitas vezes confirmam informações e dão declarações diretamente pela ferramenta.

Em momentos críticos, pode ser usado para enviar sonoras, por meio da gravação de mensagens de voz, e imagens. O app é compatível com os principais sistemas, como Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e Nokia. Recentemente, foi lançada a versão da plataforma para computadores.

2º – Facebook: 159 votos

A rede social mais popular da atualidade é útil para monitoramento de tendências, pautas, temas “quentes” e contato com fontes, já que mais de um quinto da população mundial tem perfil na plataforma. Em inúmeros grupos, “coleguinhas” trocam contatos e informações.

Disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry, o app permite que o usuário desfrute praticamente dos mesmo recursos da versão web. Nele, os jornalistas ainda podem ter acesso a fotos e vídeos e compartilhar conteúdos audiovisuais seja com amigos ou em uma página própria. Como a maioria dos veículos de comunicação globais tem cadastro na rede, é possível acompanhar notícias em um só feed.

3º – Twitter: 108 votos

A característica mais valorizada pelos jornalistas e profissionais de comunicação que usam o Twitter como ferramenta de trabalho é a timeline em tempo real. Assim, o microblog funciona como um grande termômetro social, refletindo os principais acontecimentos e opiniões de usuários ao redor do mundo.

A rede também é unanimidade quando se fala em atingir uma grande quantidade de pessoas, pois as mensagens podem ser visualizadas por qualquer um. Se analisado com critério, é possível encontrar muitas informações de bastidores em primeira mão, antes que o assunto seja propriamente noticiado. O serviço pode ser acessado usando um navegador web ou por meio de aplicativos disponíveis para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e para aparelhos da Nokia.

4º – Instagram: 106 votos

Assim como o Twitter, as publicações do Instagram têm predominância por acontecimentos ao vivo, com isso, é possível monitorar conteúdos por meio das hashtags. É possível acompanhar uma série de flagrantes de eventos, acidentes e catástrofes naturais diretamente pela plataforma.

Da mesma forma, as hashtags também podem chamar atenção de outros usuários até o veículo de informação, facilitando a cobertura jornalística. Quanto mais divulgada for a tag, mais usuários poderão contribuir com o trabalho e interagir. O recurso da geolocalização também permite encontrar diversas histórias locais. Ao tocar num local, a rede exibe diversas fotografias clicadas ali. O usuário pode baixar o app gratuitamente no seu celular Android, iOS ou Windows Phone.

5º – Waze: 70 votos

Além da função principal de navegação via GPS, o Waze dispõe de uma série de informações úteis a condutores e jornalistas. Do trajeto até determinada entrevista, passando pela estimativa de tempo no trânsito, até notificações de acidentes que rendem pauta: são várias possibilidades para explorar o app.

A plataforma é uma comunidade de mapeamento em tempo real, com informações até do preço de postos combustíveis, estabelecimentos, blitz, radares e outras ocorrências no caminho. Pode ser baixado gratuitamente para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.

6º – Gmail: 52 votos

Com suporte para até cinco contas alternadas, o app do Gmail é muito prático e usual para quem precisa administrar mais de um endereço de e-mail simultaneamente. O fato de ser integrado com outros serviços do Google, como o Docs, Drive e o Calendar, também facilita a vida do usuário, que consegue concentrar anexos, compromissos e informações em um só lugar. Outra vantagem é possibilidade de receber notificações em tempo real na tela, evitando a perda de alguma mensagem importante. É acessível apenas em Android e iOS.

7º – Evernote: 43 votos

Companheiro de todas as horas, o Evernote tem foco em produtividade e organização. Além da função padrão de bloco de anotações, o app armazena fotos, arquivos, desenhos à mão livre e lembretes, que são sincronizados com o servidor da ferramenta na nuvem automaticamente, livrando os usuários da preocupação de salvar a todo momento.

Na nuvem, os arquivos podem ser acessados posteriormente de outros dispositivos – pelo navegador – e compartilhados com outras pessoas para edição em equipe. Os textos podem ser agrupados de acordo com assuntos específicos por tags. Um fator importante é que a plataforma permite acesso online e offiline. Dispositivos Android, iOS, Windows Phone, Blackberry suportam o programa.

8º – Skype: 37 votos

A plataforma da Microsoft é consagrada e conhecida por pessoas do mundo todo. Ideal para realização de chamadas de voz e vídeo, o app pode ser usado para entrevistas e flashes ao vivo, de acordo com a qualidade da internet. As conversas entre usuários do aplicativo são de graça, mas a ligação para telefones convencionais é tarifada. Ainda assim, o valor é mais vantajoso do que o praticado pelas operadores de telefonia.

O programa substituiu o antigo MSN e também pode ser usado para troca de mensagens de texto e arquivos para os contatos. O app está disponível para dispositivos Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e já vem pré-instalado no smatphones Nokia X e Amazon Fire.

9º – Google Maps: 36 votos

Disponível na web, para Android e para iOS, o mapa online ajuda os usuários a chegarem a seu destino, por meio do GPS, considerando se será usado carro, transporte público ou se o caminho será feito a pé. O app dá informações meteorológicas e de trânsito e encontra qualquer lugar do mundo.

É muito produtivo pela possibilidade de usar o Street View para se mover como se estivesse andando na rua, graças às milhões de fotos do Google. Além disso, é uma fonte confiável para dar referência de distâncias e permite obter mais informações sobre diversos lugares que são relacionados a artigos na Wikipédia.

10º – Facebook Messenger: 33 votos

O chat Facebook Messenger permite enviar mensagens gratuitas para os amigos do rede social com dispositivos Android, iOS e Windows Phone. Concorrente direto do WhatsApp, o mensageiro também permite o envio de fotos e a gravação de mensagens de aúdio, além do recurso de fazer ligações gratuitas.

Com isso, também é usado para contato com fontes, troca de informações em grupos e até entrevistas. Outra característica interessante é que os usuários podem compartilhar sua localização pelo aplicativo.

Fonte:Comunique-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *