Microsoft diz ter criado inteligência artificial que supera humanos

Será?

MicrosoftPesquisadores da Microsoft Research, divisão da empresa responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias, estruturaram um novo tipo de inteligência artificial. Segundo eles, o “Deep Learning”, ou Aprendizado Profundo, é capaz de superar o mecanismo de inteligência artificial do Google e até as habilidades humanas.

Os desenvolvedores do sistema testaram seu mecanismo utilizando um sistema de identificação de imagens. Uma relação simples entre imagem e definição do que estava sendo mostrado – no teste, seres humanos apresentaram uma taxa de erro de 5,1%, enquanto o sistema da empresa de Bill Gates assinalou 4,94%.

A Microsoft afirma que o Google realizou o mesmo teste e errou 6,66% das definições, um déficit de 26% em relação ao novo sistema. “Nosso resultado supera pela primeira vez o desempenho de nível humano neste desafio de reconhecimento visual,” escreveram os pesquisadores Kaiming He, Xiangyu Zhang, Shaoqing Ren, e Jian Sun no artigo acadêmico que registra a inovação.

Embora o resultado inédito tenha empolgado os pesquisadores, eles admitem que a identificação das máquinas ainda está longe de superar a capacidade de visão dos humanos. “Ao reconhecer categorias de objetos do cotidiano, as máquinas ainda têm erros óbvios em casos que são triviais para seres humanos”, escreveram os desenvolvedores do projeto.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *