Governo promete novo plano de expansão da banda larga

Banda-LargaNovo governo, novo plano de banda larga. Em sua primeira manifestação pública sobre o setor de telecomunicações, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, prometeu um novo programa de ampliação do acesso à Internet, a ser apresentado nos próximos meses e sobre o qual não quis adiantar detalhes.

“Estamos desenhando, e deve ser apresentado no primeiro semestre, um projeto de expansão da banda larga que busque atingir o máximo de brasileiros, com qualidade boa e com preço que permita o acesso de todos”, afirmou Berzoini, que nesta terça, 10/2, participou do seminário Políticas de (Tele)Comunicações, promovido pela Converge Comunicações.

Segundo o novo ministro, trata-se de “um projeto que exige participação forte do governo no plano orçamentário e regulatório, mas principalmente da participação do setor privado”. Berzoini falou repetidamente em “sinergias” entre governo e empresas, em especial para “que o poder concedente e regulatório assegure ambiente para empresas investirem grande quantidade de dinheiro, com retorno no médio e longo prazo”.

Banda Larga LentaEle disse que metas do “plano antigo” ficam mantidas, tendo mencionado especificamente o lançamento do satélite em parceria da Telebras e do Ministério da Defesa. “É novo porque é novo desenho, um compromisso assumido durante campanha eleitoral e será expresso em plano absolutamente visível. Vamos aproveitar o que foi feito, ampliar algumas metas.”

O ministro insistiu que haverá recursos públicos e privados envolvidos. “O dinheiro virá do Orçamento e do processo de atração de investimentos privados. O Poder público entrando com parte volumosa vinculada a necessidade de ampliar infraestrutura do país, e queremos apresentar algo que o pais perceba realmente como uma meta a ser atingida ao longo de quatro anos.”

Ele reconheceu que “há restrições orçamentárias, mas com restrições se prioriza. Pode concentrar o contingenciamento em segmentos menos estratégicos e deixar outros sem contingenciamento ou com contingenciamento menor. Mas há recursos orçamentários.”

Fonte: Convergência Digital

One Reply to “Governo promete novo plano de expansão da banda larga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *