Casais dobram cabeça para a direita ao se beijar

Essa é velha, mas merece ser lembrada (e observada)

o-beijo-de-rodin[1]Um pesquisador alemão, que observou mais de 120 casais se beijando, descobriu que o número de pessoas que dobra a cabeça para a direita é duas vezes maior do que aquelas que viram para a esquerda.

O hábito pode ser ditado pela tendência de bebês de dobrar a cabeça para a direita ainda no útero de suas mães.

O pesquisador Onur Güntürkün, da Universidade de Rühr, na Alemanha, estudou o beijo para tentar entender o funcionamento assimétrico do cérebro humano com cado lada controlando diferentes habilidades.

Diversidade

“Pode haver um costume muito precoce, adquirido pelos seres humanos antes do nascimento, que ainda influencia nosso comportamento pelo resto da vida e é visível em hábitos sutis, como beijar”, disse Güntürkün.

Ele observou casais com idades que iam da adolescência até os 70 anos beijando-se em lugares públicos, como aeroportos, estações de trem e praias.

Güntürkün estudou casais nos Estados Unidos, na Alemanha e na Turquia, para assegurar que houvesse uma diversidade cultural em sua pesquisa.

Ele estudou como os casais dobravam suas cabeças para um beijo inicial, que tinha que incluir posicionamento face a face e contato labial.

O pesquisador também observou se as pessoas que estavam se beijando carregavam algum objeto em suas mãos, o que poderia influenciar a maneira como se inclinavam.

Ele disse que a tendência a virar a cabeça para a direita na hora de beijar não está ligada ao fato de uma pessoa ser destra ou canhota, já que os destros são oito vezes mais numerosos que os canhotos.

A sua descoberta espelha a tendência que bebês mostram nas últimas semanas de gestação e nos primeiros seis meses depois do nascimento de dobrar a cabeça para a direita.

Güntürkün disse acreditar que essa preferência pelo lado direito nunca desaparece.

A pesquisa foi publicada na revista científica Nature.

Fonte: BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *