Novo navegador da Microsoft terá integração com Cortana

MicrosoftA Microsoft parece estar com planos ambiciosos para seu novo navegador, que recebeu o codinome Spartan. Segundo o The Verge, a empresa pretende lançar o programa com alguns recursos exclusivos, incluindo integração com a assistente pessoal Cortana – que servirá para buscar informações sobre voos, reservas e encomendas, entre outros dados.

De acordo com a reportagem, que cita fontes próximas ao desenvolvimento do software, a ideia é substituir “cada um dos métodos existentes relacionados ao Bing no Internet Explorer”.

As informações encontradas pela assistente deverão ser exibidas diretamente na barra de endereços, de forma que os usuários poderão checá-las de forma mais prática. É uma novidade bem-vinda, que, de certa forma, segue a linha do que o Google faz com a integração do Google Now com o Chrome.

Além dessa junção de serviços, o novo navegador da Microsoft deverá contar com um sistema de anotação em páginas da web, compatível inclusive com uma caneta stylus. O serviço estará ligado ao OneDrive, “o que significa que as notas ficarão guardadas em uma cópia da página que poderá ser acessada em qualquer navegador através de múltiplas plataformas”. E por ficarem na nuvem, as notas também poderão ser compartilhadas com outros usuários, que, logicamente – e se tiverem permissão –, poderão fazer alterações como quiserem.

Por fim, o The Verge cita um novo sistema de junção de abas e a disponibilidade do browser na Windows Store como outras novidades. A primeira lembra um método já usado pela Mozilla no Firefox, que permite agrupar as páginas abertas como o usuário preferir – separando-as em “pessoal” e “trabalho”, por exemplo. Já a segunda tem relação com a entrega de atualizações, que deverá ser facilitada pela presença do app na loja oficial.

No entanto, isso não significa que o Spartan será universal – ou ao menos não por ora. Versões distintas serão desenvolvidas para smartphones, tablets e computadores, que ainda assim receberão os mesmos updates. Os visuais de todas as versões também serão similares, de acordo com a reportagem, e lembrarão o do Chrome, de forma a deixar quaisquer referências ao tão criticado Internet Explorer para trás de vez.

O novo navegador, aliás, deverá chegar ao mercado junto com o Windows 10, mas sem manter o codinome ou nem “Internet Explorer” como nome oficial.

Fonte: Info Abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *