Google aumenta filtragem de spam no Gmail

Os casos de fraudes e roubos pela internet vêm crescendo na mesma proporção na qual aumenta o número de usuários de serviços na rede. Isso, acho eu, não é razão para alarme, mas é bom saber que as empresas se preocupam, de alguma maneira, com a nossa segurança. A notícia abaixo é de agosto, mas nunca esteve tão atual.

Spam-e-mail
O Google anunciou que está atualizando seu algoritmo de filtragem de spam no Gmail para ficar à frente dos spammers. A intenção é   aumentar a capacidade do Gmail para detectar e bloquear e-mails maliciosos de spammers e golpistas que explorem semelhanças entre caracteres Unicode para enganar os usuários e lavá-los a clicar em links de sites falsos.

O Unicode fornece um padrão para a codificação de caracteres para todos os sistemas de escrita do mundo, incluindo símbolos, pontuação e outros caracteres de texto.

Para enganar os usuários, os spamers têm usado diferentes combinações de letras que podem se assemelhar a letras latinas tradicionais, fazendo com que URLs de falsos sites pareçam legítimas aos olhos dos desavisados.

Por exemplo, o endereço internet de um banco pode ser “imitado” usando uma mistura de caracteres Unicode, tornando a URL parecida com a URL real do banco. Algo como “Sh?ppingSite”  em vez de  “ShoppingSite” ou “MyB?nk” em lugar de “MyBank”.

Em seguida, os criminosos incluem o link para esse site malicioso em spam com phishing-scam, esperando que as pessoas cliquem nele.

“A comunidade Unicode identificou combinações suspeitas de letras que podem ser enganadoras, e agora o Gmail começará rejeitar e-mails com essas combinações”, escreveu Mark Risher, exeutivo do time de Spam & Abuse do Google.

O Google vai usar um padrão “HighlyRestricted” do Consórcio Unicode, que acredita ser um bom equilíbrio “entre os usos legítimos destes novos domínios e a possibilidade de abusos”, escreveu Risher.

O padrão de codificação Unicode fornece a base para “o processamento, armazenamento e intercâmbio de dados de texto em qualquer idioma em todos os protocolos”, segundo o Consórcio Unicode.

Fonte: IDG Now!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *