Rio e SP serão atendidas com 4G na faixa de 700 MHz só em 2018

Na boa, você esperava algo dibrasil-4g IIferente? Nem o 3G é confiável…

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo serão atendidas somente em 2018 com a tecnologia da quarta geração de celular (4G), na faixa de 700 megahertz (MHz). Esta previsão consta no edital de licitação aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anatel).

Havia a expectativa de que as duas cidades tivessem os novos serviços 4G, na faixa de 700 MHz, em 2017, quando capitais de todo o país teriam desligado o sinal analógico da TV aberta. Isso ocorreria após a conclusão do processo de digitalização dos canais de televisão.

“Ficou claro que não daria para entrar no Rio e São Paulo com o 4G, se os Estados inteiros já não estivessem com sistema analógico das TVs desligado. Foi uma decisão tomada por meras questões técnicas”, justificou o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone, que foi o relator da proposta final de edital aprovada pelo comando da agência.

Zerbone explicou que os serviços 4G em 700 MHz chegarão primeiro em cidades com faixa já desocupada. Em seguida, explicou, serão levados às cidades que os canais de TV precisam ser reposicionados, sem ter que esperar o fim da transmissão analógica. O edital aprovado pela Anatel prevê que os serviços 4G poderão ser oferecidos 12 meses após o desligamento do sinal analógico.

Até 2018, as populações das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo serão atendidas com os serviços 4G da faixa de 2,5 gigahertz (GHz). A venda das licenças nesta faixa foi realizada em 2012.

Fonte: Valor Econômico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *