Você sabe qual o molho ideal para cada massa?

Outro dia me deparei com o texto abaixo, do chef Lima, da Montecatini Trattoria, de São Paulo. Ele dá a sua visão sobre quais tipos de molho harmonizam com as diversas massas que são consumidas no dia a dia. Como sempre, discordo com algumas das sugestões, mas isso é a minha opinião, baseada em meus gostos pessoais.

Um dia dou as minhas sugestões. Por enquanto, divirtam-se com as do chef Lima.

Massa e molhoMassas são versáteis e possuem vários formatos e combinações diversas, são ideais para qualquer ocasião. Mas, nem todo mundo sabe escolher o molho certo.

Devido a essa grande variedade, o chef Lima, proprietário da Montecatini Trattoria, explica quais são os molhos ideais para cada tipo de massa.

“Os molhos variam de acordo com o formato, tamanho, recheio e até mesmo com o produto que a massa é a feita. Há diversos tipos, mas o difícil é saber com quais massas harmonizam”, afirma Lima.

Um diferencial da Montecatini Trattoria é o molho de tomate com ervas. Apetitoso e consistente, diferentemente de muitas trattorias, o molho é feito no próprio restaurante, apenas com tomates e ervas frescas, o que proporciona textura e paladar diferenciados.

Molhos:

Fettuccine alfredoEspaguete: com o formatos longos, os mais indicados são os molhos líquidos, com tomates frescos, vegetais, ervas e frutos do mar, bolonhesa e pesto, que são molhos mais concentrados e incorporam bem os fios.

Penne: para essa massa cilíndrica, o ideal é harmonizá-la com molhos refogados com verduras ou com carnes e fazem uma ótima combinação também com molhos cremosos que incorporam na massa.

Fettucine e ravióli: combinam com molhos fortes, como bolonhesa, bacalhau com brócolis ou ao funghi; os molhos dependem muito dos recheios que devem estar em harmonia para não haver distorção de sabores.

Rigatoni: é uma massa ótima para gratinar e que pode ser recheada, os molhos mais indicados são os que possuem queijos, espinafre e outras verduras para serem consistentes, já que a massa é maior que as demais.

Fonte: Agência IN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *