3G só vai chegar a todos os brasileiros em 2019

Depois da porrada alemã, decidi relembrar essa outra notícia triste.

Slow-iPhoneO ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, previu que a cobertura gradativa da rede 3G só atenderá todo o país em 2019. “É razoável que as empresas façam investimentos dos grandes centros para os pequenos centros”, justificou.

Segundo Bernardo, a falta de estrutura é a principal vilã para a sobrecarga do sinal. “Às vezes tem cinco mil pessoas usando a mesma antena, é evidente que não vai funcionar”, diz ele ao apontar a “Lei de Antenas”, aprovada no Senado, como solução para atenuar a dificuldade técnica.

O Plano Nacional de Banda Larga também esteve em pauta. Para o ministro, é preciso investir nas redes de transporte para estender a fibra óptica às regiões afastadas. Atualmente, quase metade das cidades brasileiras (47%) não tem acesso a esta tecnologia que oferece internet mais rápida e estável.

O maior desafio será levar conexões para as cidades localizadas em regiões de mata densa, como a Floresta Amazônica. Construir infraestrutura de fibra na floresta só seria possível com cobertura de satélites.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *