Palavra do Dia: Copa

A Copa do Mundo está quase acabando, mas você sabe o que a palavra copa quer dizer?

 

CopasCopa 

Nome dado a torneio esportivo no qual se disputa um troféu. O termo tem origem no latim ‘cuppa’, que significa tonel, taça. A Copa do Mundo de Futebol é uma competição internacional que ocorre a cada 4 anos, entre as melhores seleções nacionais do mundo. A primeira edição do evento foi realizada em 1930, no Uruguai, cuja seleção ganhou a taça naquele ano. A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
Definição:

(co.pa) [ó]
sf.
1. Espécie de vaso fundo de tamanho e formatos diversos, para conter bebida, e do qual se a bebe; CÁLICE; TAÇA [Tb. us. em liturgia, heráldica etc.]

2. Taça artística us. como prêmio aos vencedores de competições; TROFÉU: A copa da Suécia em 1958 foi apenas a primeira de uma série de cinco conquistadas pelo Brasil.

Copa árvore3. Torneio esportivo no qual se disputa um troféu: Copa Davis (de tênis),, a Copa do Mundo de futebol[: O Brasil foi campeão pela quarta vez na Copa de 1994..Us. às vezes no Brasil como referência à Copa do Mundo de Futebol]

4. Cômodo de uma casa contíguo à cozinha onde se guardam louças, talheres, roupas de mesa etc., e onde se fazem refeições íntimas.

5. Esse cômodo em estabelecimentos públicos como hotéis, hospitais, escolas etc., onde se preparam refeições leves a serem servidas, lava-se a louça etc.

6. Parte superior do chapéu.

7. Parte superior das árvores, formada pela ramagem, em forma convexa.

Copa do Mundo - troféu8. Cada uma das guarnições redonadas nas duas extremidades do bocal de freio campeiro

9. Para o naipe de baralho, ver copas.

10. Vasilha de aduelas na qual se pisa a uva e se deixa o mosto fermentar; BALSEIRO; DORNA

11. Ant. Gír. Nota de quinhentos (mil réis, ou cruzeiros)
[F.: DO lat. cuppa ‘vaso’.]

One Reply to “Palavra do Dia: Copa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *