Diretoria dos Diários Associados é alvo de reclamações por colocar equipe em prédio ainda em obras

Já não bastassem os péssimos salário, agora temos que nos deparar com condições de trabalho pra lá de precárias. Lamentável.

 

JC Rio INo último dia 16, os funcionários do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro e da Super Rádio Tupi, que fazem parte do grupo Diários Associados, precisaram sair do prédio onde até então ficavam suas respectivas redações. O que eles não imaginavam é que seriam transferidos para um escritório ainda em reforma. A situação foi denunciada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e o Comunique-se teve acesso a imagens que mostram as condições de trabalho, descritas pela entidade como “insalubres”.

A nova sede, que fica na Rua Fonseca Teles, em São Cristovão, tem piso bruto e pedreiros trabalhando com máquinas e britadeiras. O ambiente tem poeira, barulho, cheiro de tinta e fios soltos, além de oferecer banheiros sem portas, que expõem todos os colaboradores. Ao Comunique-se, uma fonte revelou que as mulheres passam por situação ainda pior. “As mulheres têm medo de ir ao banheiro porque o único feminino que existe fica fora do prédio, num local rodeado de pedreiros e outros homens”.

JC Rio IIOs jornalistas, de acordo com o sindicato, estão sendo obrigados a trabalhar com máscaras. Na denúncia, a entidade pede ação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio em caráter emergencial por causa da ameaça à saúde dos profissionais. “Tem gente trabalhando por toda parte, é algo inacreditável! Estamos correndo risco de levar choques ou sofrer qualquer outro tipo de acidente. Do jeito que está, a obra ainda levará uns dois anos para terminar e não existe previsão para ficarmos em outro local”, relatou outra fonte.

O antigo prédio onde os veículos de comunicação ficavam, projetado por Oscar Niemeyer, foi anunciado em 2010 por R$ 35 milhões e vendido no ano passado. Presidente do sindicato, Paula Máiran foi impedida, na última quarta-feira, 18, de entrar na nova sede dos Diários Associados no Rio de Janeiro.

A reportagem do Portal Comunique-se tentou contato com a diretoria do Grupo Diários Associados. Até o momento, porém, ninguém da empresa se pronunciou.

Fonte: Comunique-se

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *