Copa do Mundo 2014: Resumo da segunda rodada

Switzerland v France: Group E - 2014 FIFA World Cup BrazilA Copa do Mundo do Brasil mostra-se sensacional dentro das quatro linhas. São jogos emocionantes, bons tecnicamente, times ofensivos e resultados surpreendentes. Tão surpreendentes que a Espanha foi sumariamente eliminada, assim como a Inglaterra. A diferença é que a Espanha não mostrou um pingo de futebol, enquanto a Inglaterra protagonizou os dois melhores jogos da competição até aqui – contra o Uruguai e a Itália, respectivamente.

A média de gols foi mais uma vez excelente (2,80) e seis seleções já garantiram suas classificações – Holanda, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Bélgica – e as torcidas deram show nas arquibancadas. Mas vamos a um resumo, desta vez grupo por grupo.


Grupo A 

O Brasil era/é o grande favorito, mas tem feito a torcida sofrer com más atuações. O jogo contra o México foi um dos piores do torneio e o 0 a 0 foi um dos piores jogos da competição. Destaques: o goleiro do México (Ochoa) e a eliminação de Camarões.
Belgium v Russia: Group H - 2014 FIFA World Cup BrazilGrupo B

Um dos grupos de melhor nível técnico, o B contou com um ótimo jogo entre Austrália e Holanda (com vitória apertada dos laranjas por 3 a 2), mostrando que os holandeses também podem ser incomodados. Por outro lado, confirmou que o Chile é uma das grandes forças da Copa, vencendo e carimbando a volta da Espanha para casa (2 a 0).

A decisão do primeiro lugar fica para o jogão da terceira e última rodada (Chile x Holanda). Qualquer um dos dois vai ser pedreira.
Grupo C

Incrível, mas a Colômbia confirmou que não veio para brincar. O time jogou bem mais uma vez, venceu a Costa do Marfim (2 a 1) e se garantiu nas oitavas. Embora a Costa do Marfim tenha três pontos, ela ainda pode ser ultrapassada por Japão e Grécia. Tudo só será resolvido na terça (24).
Switzerland v France: Group E - 2014 FIFA World Cup BrazilGrupo D 

O grupo da morte é uma das maiores fontes de surpresas dessa Copa. Como disse no início do texto, a Inglaterra foi desclassificada participando das duas melhores partidas da competição. Pior foi a Espanha, que saiu na segunda rodada, sem um gol, e joga uma partida melancólica com a Costa Rica – primeira classificada do grupo, depois da boa vitória sobre a Itália.

Para a última rodada sobrou um eletrizante Uruguai x Itália.
Grupo E

Um grupo que contribuiu com a boa média de gols. França 5×2 Suíça e Equador 2 x 1 Honduras, foram bons jogos. Além da França, já classificada, Equador e Honduras ainda têm chances.
Switzerland v France: Group E - 2014 FIFA World Cup BrazilGrupo F

A Argentina continua jogando mal e Messi continua decidindo. O craque argentino está longe de ter boas atuações, mas continua decisivo. O Irã mostrou um bom futebol e Nigéria e Bósnia…hum…bem……. Os jogos começam às 13h do dia 25/06.
Grupo G

Se a Copa anda meio inexplicável e furando todos os bolões, o que dizer de um grupo onde literalmente tudo pode acontecer? O gol de Portugal aos 49min30s do segundo tempo, empatando a partida contra os Estados Unidos foi sofrido, mas manteve as chances dos patrícios. Aliás, temos que destacar a grande atuação de Gana, que empatou, mas poderia ter vencido a poderosa Alemanha (2 a 2).

Quem passa e quem volta para casa? Aguardemos até a quinta (26).
Grupo H

Ufa! A Bélgica ganhou da Rússia (1 a 0), se classificou, mas sem jogar um tostão de bom futebol. A Argélia derrotou a Coréia do Sul por 4×2, mas foram tantas falhas que o jogo valeu mesmo só pelos gols. Esse é outro grupo que será decidido na quinta (26).
Belgium v Russia: Group H - 2014 FIFA World Cup BrazilPontos negativos

Os gramados, que apresentaram desgaste e mau estado em vários estádios. Além disso, continuam faltando água e comida, sem falar nas falhas de segurança, que culminaram com a inacreditável invasão de um grupo de chilenos (sem ingressos) ao Maracanã e a ainda mais inacreditável falta de atitude das autoridades em prender essas pessoas. Muitas delas, diga-se, continuam no país, sem nenhum problema.

Houve uma briga entre brasileiros e argentinos no entorno do Mineirão, mas, na boa, foi mais “excesso de álcool nas ideias” do que qualquer outra coisa.

Dentro do campo os destaques negativos foram Espanha, Brasil, Argentina e a (injusta) desclassificação da Inglaterra.
Pontos positivos

Os gols, os grandes jogos, as viradas e os resultados inesperados. As torcidas sul-americanas também merecem destaque. Até o momento, uma Copa eletrizante!
Os números

A segunda rodada teve uma média de gols de 2,80 por partida (45 gols em 16 jogos). A média de público está perto dos 51 mil espectadores por jogo.

Destaque para os jogos realizados na Fonte Nova. Em três jogos foram 17 gols!
Agora é torcer por uma última rodada tão boa quanto às duas primeiras.

Fotos: Image.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *