Um resumo da primeira rodada da Copa 2014

Spain v Netherlands: Group B - 2014 FIFA World Cup BrazilA segunda rodada já está em curso, mas decidi fazer um resumo com a minha visão pessoal de como foi a primeira rodada da Copa 2014 em terras brasilis.

Apesar de todo o potencial para termos grandes problemas – em termos de organização, principalmente – a Copa do Mundo do Brasil se saiu bem.

Alguns problemas (óbvios) ocorreram, como dificuldade de acesso em alguns estádios, desabastecimento em bares e restaurantes de várias arenas e até pequenos piques de energia, como se viu na partida de abertura do torneio.

O mais importante é que a grande maioria dos jogos teve um nível altíssimo, de emoção e gols (média de 3,06 por partida). Esse desempenho dentro dos gramados faz esquecer os últimos torneios, que tiveram jogos pra lá de sonolentos.

Tivemos resultados surpreendentes – como a goleada da Holanda sobre a campeã Espanha –, jogadas de muita técnica e erros bisonhos de arbitragem. Todos os ingredientes para uma Copa ser comentada e lembrada por muito tempo (de forma positiva).

England v Italy: Group D - 2014 FIFA World Cup BrazilO Brasil

A Seleção do Felipão entrou em campo nitidamente emocionada, com jogadores chorando antes e durante o hino, o que pode ter influenciado em uma partida não muito inspirada e que acabou gerando a primeira polêmica do torneio, com a marcação de um pênalti absurdamente cavado pelo nosso centro avante. Azar da Croácia (sobre o jogo contra o México falamos quando terminar a segunda rodada).

A torcida

Os fãs da maioria das seleções sul americanas deu um show no quesito animação. Para falar a verdade, acho que a do Brasil foi até um pouco tímida na animação. Ficou claro que o calor dos torcedores vai ser importante para que as equipes ganhem um fôlego extra nas partidas.

Protestos

Os parcos protestos blackblocks perderam força e, mesmo com alguma destruição, não ganharam tantas manchetes quanto era de se imaginar. Quem sabe os que são contra a Copa se negaram a aproveitar os feriados e ficaram em suas empresas trabalhando e contribuindo para o enriquecimento da nação. Afinal, com o trabalho eles podem gerar mais recursos para a educação, saúde…….

Spain v Netherlands: Group B - 2014 FIFA World Cup BrazilOs destaques

Como destaques positivos dessa primeira rodada eu destacaria a Holanda, a Alemanha e a surpreendente Costa Rica.

Brasil, Inglaterra e Argentina não chegaram a decepcionar, mas ficaram longe de apresentar o futebol que o mundo esperava.

No campo das decepções, tivemos a Espanha e Portugal. Não que a equipe de Cristiano Ronaldo seja um primor, mas a presença do melhor jogador do mundo sempre deixa a esperança de um bom jogo.

A segunda rodada já está em andamento e algumas dessas surpresas e destaques se confirmam (outras não), mas é fato que a Copa vai bem.

Fotos: Image.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *