Android: como descobrir se um app é potencialmente perigoso

App Android VIISim, como todos nós já sabemos, o Android possui vários aplicativos que são considerados maliciosos e que realmente podem prejudicar o desempenho do seu dispositivo – e nos piores casos, roubar informações privadas.

Para evitar esse tipo de susto, existem alguns quesitos bem básicos que podem ser observados sempre que você baixar novos aplicativos em seu smartphone, por mais simples que eles pareçam você já pode filtrar grande parte do conteúdo prejudicial existente.

As aprovações dos apps não são realizadas manualmente pela Google, como ocorre na Apple, porém scans consecutivos são feitos na Google Play Store para identificar possíveis malwares. O Android permite que você instale aplicativos que não sejam da Play Store, como apps da Amazon App Store, porém tal funcionalidade permite que riscos maiores sejam criados em seu aparelho – e grande parte dos apps maliciosos não chegam pela Google Play Store.

App Android VISe um aplicativo não está presente na Google Play Store, não o instale por precaução – a não ser que haja motivos muito específicos para você fazer isso. E se você fizer, é melhor realizar um scan assim que o app for instalado – habilite nas configurações do seu smartphone as verificações automáticas de aplicativos para maior segurança.

Scans que nem sempre funcionam

O Android oferece apps de scan que realizam verificações assim que os softwares são instalados, porém assim como qualquer antivírus, esses aplicativos não são perfeitos. Se um determinado aplicativo está na Play Store e foi identificado pelo Google como malicioso, ele será automaticamente retirado de lá.

Por isso, entramos em outros dois pontos importantes: permissões e reputação dos apps. Diversos softwares requerem inúmeros tipos de permissão, como localização, lista de contatos, conexão com internet, entre outros. Sempre que um aplicativo pedir por essas autorizações exageradamente, principalmente se ele for relativamente simples, suspeite bastante. Ao contrário do iOS, em que você pode negar essas autorizações de modo mais explícito, no Android não há tal opção.

App Android VApps que exigem permissões demais são suspeitos. Além disso, um bom modo de você perceber se o app é confiável ou não é pelo número de vezes que ele já foi baixado, assim como as estrelas que foram dadas para ele nas reviews. É claro que isso não é 100% garantido, porém já dá para ter noção de quão popular o aplicativo é – e quanto mais desconhecido, mais perigoso.

A reputação dos desenvolvedores também é algo capaz de proporcionar maior confiabilidade e segurança aos usuários – aplicativos da Google e do Facebook, por exemplo, são mais seguros do que softwares criados por empresas desconhecidas. Você deve se atentar pelo seguinte fato: se um app simples, como um joguinho, pede permissões demais há algo de estranho sobre ele.
Assim como qualquer software, não existem meios de você se assegurar que determinado aplicativo é completamente seguro, porém essas dicas (permissões exageradas, número de downloads, reviews dos usuários), já ajudam na precaução de apps maliciosos.

Fonte: Tecmundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *