Palavra do Dia: Saudade

Saudade IQue o português é uma dos mais difíceis, complexos e bonitos idiomas do mundo eu já disse muitas vezes, mas o exemplo perfeito dessa complexidade e beleza pode ser traduzida em uma única palavra: saudade. Enquanto na maioria das línguas esse sentimento é expressado com palavras que nem de perto têm a profundidade da nossa saudade, uma palavra única no mundo.

Em inglês, por exemplo, é dito miss you (“sinto sua falta”, em uma tradução livre). O problema é que essa saudade em inglês não é um sentimento e sim uma sensação, o que é muito diferente. Dizem que há uma correspondente em gaélico, mas, convenhamos, o número de pessoas que falam esse idioma não pode ser considerado para termos comparativos.

Nós (brasileiros) sentimos saudades, o que pode ser ótimo ou péssimo, mas que é algo que faz parte do nosso cotidiano. Sinto saudades de parentes que se foram, dos tempos nos quais os chefes eram muito melhores que a gente. Sinto saudades de pessoas e momentos que adoraria eternizar, mas que se perderam num turbilhão de acontecimentos que não tem mais volta.

Saudade é o sentimento evocatório provocado pela lembrança de algo bom que se viveu ou pela ausência de pessoas queridas ou coisas estimadas com as quais não se tem mais contato. No livro “O que sentem os animais?”, Barbara J. King nos mostra que esta não é uma emoção exclusivamente humana, ao narrar casos em que animais chegam a cair em depressão devido à saudade que sentem de um ente querido após seu afastamento ou morte.

Saudade IIDefinição:

(sa:u.da.de)

sf.

1. Sentimento evocatório, provocado pela lembrança de algo bom vivido ou pela ausência de pessoas queridas ou de coisas estimadas [Tb. us. no pl.]

2. Bras. Mús. Cantiga entoada em alto-mar por marinheiros

3. Bot. Nome comum a diversas ervas do gên. Scabiosa, da fam. das dipsacáceas, nativas da Europa, Mediterrâneo, Ásia e África, muito cultivadas como ornamentais; SAUDADES; SUSPIRO; SUSPIROS

[F.: Do lat. solitate (m)]
Deixar na saudade
1 Bras. Joc. Sobrepujar (adversário) ultrapassando-o, driblando-o, desbancando-o em competição etc.

Morrer de saudade(s)
1 Fig. Sentir muitas saudades.

Rebenqueado das saudades
1 RS Diz-se de quem sofre por ter se separado de alguém, por sentir falta ou saudades de alguém ou de algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *