Softwares de limpeza nem sempre são úteis e podem prejudicar computador

Desde os tempos do bom e velho galã de filmes B Peter Norton e seu Norton Utilities que depois ganhou vários nomes até a marca ser vendida e deixar de ser referência, que os softwares de limpeza e aceleração estão entre os mais populares. Claro que limpar registros e desfragmentar HDs sempre podem causar alguma surpresa, mas jamais foram incluídos na categoria de grandes ameaças.

Norton UtilitiesSoftwares que prometem limpar o PC e acelerar o computador nem sempre são tão eficientes quanto prometem – sejam eles caros, baratos ou gratuitos – e podem, inclusive, prejudicar o seu equipamento. Pensando nisso, o site Online Tech Tips reuniu os principais softwares do gênero e fez uma avaliação sobre o desempenho de cada um deles.

Limpadores de registro

Os sofwares limpadores de registro deveriam tornar o computador mais rápido ao fazer uma limpeza de itens redundantes. Contudo, na prática, o resultado é mínimo. Às vezes, eles podem também limpar arquivos errados.

O único indicado pelo site foi o CCleaner. Além disso, o site afirmou que a forma mais prática para acelerar o computador é mesmo desinstalando programas desnecessários.

Limpadores de arquivos

As ferramentas de limpeza de arquivos (conhecidos por “file cleaners”) tentarão remover arquivos não utilizados no computador, assim como arquivos temporários, cookies, histórico, logins, etc. Apenas dois softwares foram bem avaliados para esta função: CCleaner e PC Decrapifier.

Ccleaner-DiskDesinstaladores

Os desinstaladores podem ajudar a remover arquivos de programas que, mesmo após terem sido desinstalados, ainda deixam algum vestígio no computador, além de programas que não têm a opção de exclusão do PC.

O Revo Uninstaller foi a escolha do site, mas seu uso é recomendado apenas em casos em que há muitos programas sem a opção de desinstalar, pois a versão gratuita só oferece alguns poucos recursos e a completa é paga.

Startup Cleaners

Este tipo de software é, na prática, inútil, pois o Windows já tem ferramentas que possibilitam ver os programas que inicializam com o sistema e o impacto que cada um deles tem no carregamento do sistema. Assim, o usuário pode, ele mesmo, desabilitar programas que fazem o PC ficar mais lento, porém tendo a certeza de que não está desabilitando um item necessário para o bom funcionamento do computador.

Buscadores de arquivos duplicados

As ferramentas que encontram arquivos duplicados são úteis para a memória do computador. Para fotos, o melhor é o Picasa. Já para vídeos e música há vários disponíveis na internet, porém é importante verificar no VirusTotal se não há arquivos maliciosos no software. Também não vale a pena comprar, pois há bons programas gratuitos.

Limpadores de cookies e histórico

As opções de limpeza do histórico, presentes no navegador, são suficientes para apagar informações de visitas do usuário a páginas da internet com a garantia de que não poderão ser recuperadas. Portanto, não há necessidade de um programa específico para esse fim.

Programas de aceleração de internet

Os programas de aceleração de internet, além de inúteis, podem fazer com que a conexão fique ainda mais lenta. Algumas das maneiras de acelerar a conexão com a internet são trocar o roteador wireless por um mais rápido e aumentar a velocidade do sinal do Wi-Fi, por exemplo.

Fonte: Canal Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *