Windows Phone ultrapassa iOS e fica na 2ª posição

iphone-3g-de-8gbO Windows Phone, sistema operacional para smartphones da Microsoft, ultrapassou o iOS, da Apple, assumindo a segunda posição no mercado brasileiro.

Entre o 4º trimestre de 2012 e o mesmo período do ano passado, o sistema apresentou um aumento de participação de 1,22 ponto percentual, ficando com uma fatia de 6% do total. O iOS, por sua vez, teve uma queda de 3,36 pontos percentuais na mesma comparação e fechou o ano com 4,7%. O Android, do Google, ampliou sua participação, chegando a 88,73% (de 76,44% no quarto trimestre de 2012. Os números são da empresa de pesquisa IDC e foram informados ao Valor pela Microsoft. Atualmente, duas companhias vendem aparelhos com Windows no Brasil, a Nokia e a Samsung. A maior parte das vendas foi feita pela Nokia, que tem oito telefones no mercado. A Samsung só tem um modelo.

Para Mariano de Beer, presidente da Microsoft no Brasil, o avanço ocorreu tanto nas vendas para consumidores residenciais quanto para empresas. O desempenho foi resultado de três fatores principais: o aumento no portfólio de produtos (que agora abrange mais faixas de preços e perfis de consumidores); os investimentos em distribuição e a promoção do sistema, que incluiu anúncios na TV aberta; e o lançamento de aplicativos populares como a rede social de fotos Instagram. “No 4º trimestre fomos o único sistema a ganhar mercado. Isso nos deixa muito confiantes”, disse de Beer ao Valor. De acordo com a IDC, foram vendidos 34 milhões de smartphones no Brasil em 2013, um crescimento de 120% na comparação com 2012. A expectativa é que o número chegue a 47 milhões neste ano. “O Brasil é um mercado prioritário”, disse Celso Winick, gerente-geral de mobilidade da Microsoft.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *