Pesquisa revela a preferência musical dos brasileiros durante o carnaval

musical rhythms IGosto é que nem bunda, cada um tem o seu, mas confirmar que o brasileiro tem um gosto musical pra lá de duvidoso é mesmo de doer o coração. Ainda bem que não fizeram especificamente com o povo carioca, que conseguiu se apropriar de maneira indevida de um dos ritmos mais contagiantes da música negra americana.

Veja o texto sobre a pesquisa

O Carnaval é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros e, pensando nisso, a Ipsos Media CT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – desenvolveu um estudo que revela as preferências musicais dos brasileiros para esta época tão agitada e animada.

Foi apontado que o sertanejo universitário é o estilo de música mais escutado pelos brasileiros e especificamente pelos curitibanos com 48%, em segundo lugar ficou a MPB que tem como ouvintes fieis os cariocas com 39%. O samba/pagode ficaram em terceiro lugar e quem mais gosta deste gênero são os cariocas e baianos com 32% cada um.

Salvador que é a terra da folia neste período do ano, tem como estilo preferido o axé e o samba/pagode que destacam-se com 32% cada, outras 31% preferem a MPB. 44% dos ouvintes do gênero de axé são do sexo masculino e 56% do sexo feminino. Além disso, 51% pertencem a classe C e 54% tem faixa etária entre 25 e 49 anos.

musical rhythms II“Cada região tem a sua preferencial musical, com esta pesquisa conseguimos mostrar o quanto os brasileiros são ecléticos e qual o estilo que cada um irá curtir neste Carnaval”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

No interior de São Paulo o sertanejo universitário destaca-se com 40% e na grande São Paulo com 33%. Ainda na grande São Paulo o samba/pagode aparecem em segundo lugar com 24% e a MPB com 22%.

Veja abaixo a tabela completa com os estilos preferidos dos brasileiros:

Música AM/FM – Sertanejo/ sertanejo universitário 31%
Música AM/FM – MPB 26%
Música AM/FM – Samba/ pagode 24%
Música AM/FM – Sucesso/ as mais pedidas 23%
Música AM/FM – Música religiosa 18%
Música AM/FM – Pop 17%
Música AM/FM – Forró 14%
Música AM/FM – Rock 12%
Música AM/FM – Funk 10%
Música AM/FM – Axé/ música baiana 9%
Música AM/FM – Música eletrônica 9%
Música AM/FM – Outros tipos de músicas 5%
Música AM/FM – Música classica 4%
Música AM/FM – Jazz/ Blues 4%
Música AM/FM – Música country 3%
Música AM/FM – Música folclórica 2%

Esta pesquisa foi realizada com mais de 57 mil de pessoas entre homens e mulheres, nos 13 mercados que a Ipsos tem atuação.

Fonte: Ipsos Media CT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *