Beatles On Air – Live at the BBC Volume 2

Beatles at the Beeb 2Um disco novo dos Beatles é sempre um acontecimento mundial. Apesar de apenas dois de seus integrantes ainda estarem vivos e do pouco material inédito com real apelo para o público normal, sem contar os colecionadores. Por isso mesmo que o lançamento de Beatles On Air – Live at the BBC Volume 2 deve ser recebido com muita alegria. Sequência do CD Live at the BBC (1995), o novo set traz em seus dois discos mais de 40 canções inéditas ou versões de seus sucessos, gravados nos estúdios da rádio inglesa, entre 1963 e 1964.

Os registros permitem que se ouça como o grupo soava sem ainda precisar dos truques de estúdio que ajudaram a transformar a música pop mundial. As perfomances são cruas, cheias de energia e com um repertório que ainda possibilita descobrir joias do repertório do grupo nunca lançadas oficialmente. Músicas como Lucille (de Little Richards) ou Beautiful Dreamer (gravada por cantores como Bing Crosby e Al Jolson) se juntam a outros clássicos do rock e algumas pérolas do repertório Beatle, como uma incomum versão da balada And I Love Her, na qual George Harrison faz um solo com guitarra elétrica ao invés do violão.

the-beatles-live-at-the-bbc-volume-2-2013A maioria do repertório, como não poderia deixar de ser, é composto por canções da dupla Lennon e McCartney, e algumas dessas canções (inclusive de outros autores) foram registradas antes mesmo das gravações originais, mostrando sutis diferenças para os fonogramas mundialmente conhecidos. Assim, Beatles On Air – Live at the BBC Volume 2, não apenas serve para ampliar o leque de gravações dos Beatles, como também tem um papel importante como documento histórico.

Alguns podem pensar que só mesmo os muito fãs devem se encorajar a comprar o CD duplo, mas é só ouvi Words of Love, I’ll Follow the Sun, Glad All Over ou I’ll Get You, para mudar de ideia.

Um ótimo lançamento de fim de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *