O início da Rainha Rita Lee

tres-tons-de-ritaColeção ‘Tons’ relança ‘Build Up’, ‘Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida’ e ‘Atrás do porto tem uma cidade’, os três primeiros discos solos da roqueira

Assim como Erasmo Carlos pode ser considerado o pai do rock no Brasil, não há dúvidas de que Rita Lee é a sua Rainha. Debochada, irreverente, alegre e sempre ousada, Rita, que ultimamente anda calada, sem dar declarações e longe das redes sociais por conta de um entrevero com alguns PMs de Sergipe, em um de seus shows em 2012, ela tem seus três primeiros discos solo relançados na coleção Tons, da Universal Music.

Build Up (1970), Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida (1972) e Atrás do porto tem uma cidade (1974), formam um conjunto sonoro ainda longe do que viria a consagrar Rita em meados da década de 70 em diante. Musicalmente, Build Up é uma salada mista produzida por Arnaldo Baptista e que tem como destaque a faixa José. Já Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida é, na verdade, um disco dos Mutantes, embora creditado somente a Rita. Talvez por isso seja o mais interessante musicalmente, podendo ser considerado o último trabalho da banda com a sua formação original, já com as influências do rock progressivo, que iria calcar a produção dos Mutantes pós-Rita. Para fechar a caixa, Atrás do porto tem uma cidade, primeiro registro de estúdio de Rita com o grupo Tutti Frutti, fiéis escudeiros da Ovelha Negra nos anos 70, e já aponta para o mix pop/rock que iria nortear o sucesso radiofônico da cantora.

Simplesmente essencial!

Esse texto também foi publicado no jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *