Receitas: Arroz com lentilha

Arroz com LentilhaSempre que chega perto do Dia dos Namorados eu me arrisco a fazer algum prato mais tcham (sem trocadilho, por favor). Este ano eu estou meio sem inspiração, mas andei aprimorando um acompanhamento que deveria ser simples, mas tem lá seus segredos: o arroz com lentilha.

Alguns vão dizer: “Pô, isso é mole de fazer!“. Eu responderia: “Nem tanto, caro Watson!“.

Fazer o arroz com lentilha e, principalmente, a cebola frita e crocante que deve vir por cima dele, tem lá seus mistérios. Só agora – depois de velho – aprendi o segredo de como deixar as cebolas crocantes e, já que não vai mesmo ter uma receita mais sofisticada, compartilho essa com vocês. Esse arroz é um ótimo acompanhamento para kaftas, bolinhos de carne, legumes recheados ou frangos grelhados.
Cebola frita IIngredientes

500g de arroz
250g de lentilha
4 cebolas médias ou 5 pequenas
Óleo
sal

Modo de fazer

Corte as cebolas em fatias bem finas e reserve. Lave as lentilhas em um escorredor de arroz em água corrente por cerca de 3 minutos e reserve. Coloque óleo – o suficiente para cobrir as cebolas – em uma panela alta. Deixe esquentar em fogo alto e coloque as cebolas. Deixe-as fritar até ficarem bem douradas. Retire do fogo e coloque em um recipiente com algumas folhas de papel toalha para retirar o excesso de óleo. Reserve um punhado dessas cebolas fritas e coloque no congelador.

Cebola frita IIRefogue o arroz com um pouco de óleo e de cebola, junte as lentilhas, o suficiente de água quente para cobrir o arroz e as lentilhas e adicione as cebolas fritas. Misture bem e deixe cozinhar em fogo bem baixo.

Quando achar que o arroz já está pronto, pegue as cebolas que estão no congelador e frite-as novamente. Elas servirão para enfeitar o arroz.

Fotos: Fernando de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *