A derrocada da CBN

CBNComo ouvinte regular de rádio e jornalista, fico triste com o rumo tomado pela Central Brasileira de Notícias (CBN) nos últimos tempos, principalmente em sua sucursal carioca. Desde a sua inauguração, em 1991, a rádio que toca notícia se transformou em audição obrigatória para todos os que gostam, queriam ou precisavam se manter bem informados. A velocidade da rádio, unida a boa apuração e competência na hora de passar a informação para os ouvintes, transformou a emissora em uma das mais conceituadas fontes de notícias do país.

Infelizmente, algumas decisões de cunho (aparentemente) administrativo vêm prejudicando a qualidade do produto que é o carro chefe da CBN: a informação. Uma das principais qualidades da emissora, a qualidade de sua equipe de jornalistas e, principalmente, âncoras, sofre com perdas constantes de profissionais da mais alta qualidade.

Desde 2008, com a demissão do jornalista Sidney Rezende, que a rádio passou a perder relevância e público. Experiências mal-sucedidas, como unir os esportes da Rádio Globo e da CBN, podem até ser compreensíveis do ponto de vista do corte de custos, mas mostraram que não havia sintonia entre o que os ouvintes esperam e querem e o que a direção da empresa achava eficiente. Voltando ao caso dos âncoras, a entrada da cientista política Lucia Hippólito foi um desastre, já que ela não tinha conhecimento ou a firmeza suficientes para apertar os entrevistados (políticos, principalmente), transformando as entrevistas em palcos nos quais fossem vendidas ações e ideias que passavam longe da realidade. Não havia mais o hábito de questionar ou expor dados que confrontassem afirmações desmedidas.

Infelizmente (para ela) e felizmente (para os ouvintes) um problema de saúde a afastou da programação da emissora. Para o seu lugar – interinamente – foi designado o jornalista Maurício Martins, que já atuava como escudeiro de Lucia e que, na verdade, era quem segurava o CBN Rio. No dia 1º de abril de 2013, Maurício anunciou que havia sido demitido e no mesmo dia a rádio anunciou que o novo âncora do programa seria Octavio Guedes, diretor de redação do Extra, mostrando que a decisão não foi algo repentino.

Não conheço o Maurício Martins e lamento sua saída da programação apenas pelo quesito competência. Não sei se ele é de difícil trato ou não (e isso pouco importa, perto das prima-donas que povoam as redações por ai), mas sei que sua saída é mais uma baixa que enfraquece a emissora, diante do trator chamado Bandnews FM, comandado por Ricardo Boechat e que, apesar de todas as críticas pela utilização de muitas informações vindas de ouvintes, dá um banho em agilidade e, principalmente, opinião.

Claro que durante todo esse tempo muita gente saiu e voltou da rádio e muitas mudanças (boas) também aconteceram, mas hoje, na minha modesta opinião, falta um rumo. Hoje, a CBN voltou a ter um Esporte próprio, mas peca pela fragilidade da maioria de seus principais âncoras. Torço para que essa situação seja revertida em toda a rede e em especial no Rio de Janeiro, onde a coisa anda feia para ela.

Update:

Carolina Morand entra no lugar de Otávio Guedes e CBN marca um golaço

33 Replies to “A derrocada da CBN”

  1. Tambem lamento a saída de Mauricio Martins e a mudança do estilo da CBN. Começou tocando noticias, hoje a noticia principal é o futebol, incrivel o numero de entradas de futebol durante a programação, sem falar das transmissoes!!!

  2. Mais uma vez a Direção da CBN comete um equívoco ao trocar o âncora Maurício Martins pelo comentarista político Otávio guedes. É lamentável.

  3. Lamentei muito a saída de Sidney Rezende e agora Maurício Martins. Também sai da escuta da CBN estou agora com a Bandnews.

  4. Também perdi o gosto de ouvir a CBN. O Maurício Martins era O CARIOCA falando sobre o Rio. O atual âncora pode ser muito competente, mas está longe do MM. Começa a perder no quesito voz… Vou de Bandnews também.

  5. Tambem fiquei surpreso com a saida do Mauricio Martins da CBN.Seu estilo bem humorado , as vezes meio cinico ( no bom sentido ) , dava um tom leve e ao mesmo tempo critico ao nosso dia a dia. Otavio Guedes até pode ser um bom jornalista, mas não para o rádio. Voz chata, enfadonha, vive interrompendo os entrevistados( parece até o Faustão), não tem o tempo necessário para o rádio. Não estamos falando do ser humano , muito menos do profissional. O veiculo é que está incorreto . A direção da CBN, depois de tantas decisões equivocadas, deveria trocar a direção geral de jornalismo, me refiro a senhora Mariza Tavares, personalista e centralizadora. Porque todos os programas da CBN tem que terminar dizendo que a direção geral de jornalismo é dela? Não se vê isso em nenhuma outra emissora. Mauricio Martins , mantenha seus ouvintes informados, onde você estiver , estaremos juntos.Sucesso. E vamos para a Band News.

    1. Concordo em gênero;número e grau com este comentário do Rachid.
      Quem ouve o Boechat e o Boris, tanto na Band TV como na Bandnews, não vai querer outra emissora de rádio e estação de TV em suas reportagens e comentários.

  6. Realmente, a saída do Mauricio Martins da CBN Rio foi uma lástima. Talentoso, competente e divertido, as manhãs eram bastante agradáveis. Junto com a Lilian Ribeiro, eles formavam uma dupla imbativel. Otavio Guedes é muito inteligente, mas não é articulado, sua voz não é agradavel e ele tropeça varias vezes. já que não é um profissional preparado para o rádio. Duvido que melhore! Melhor a Lilian sozinha!

  7. Concordo com tudo que você disse. MM é insubstituível. Vou ter que procurar outra emissora para ouvir noticias, contudo, comentários e reflexões e garra como a de MM vai ser difícil de encontrar. E o que você me diz dessas entrevistadoras que fazem a pergunta e dão a resposta para ,”facilitar” a barra do entrevistado?

  8. Maurício Martins está fazendo muita falta e o programa perdeu muito a qualidade. O Otávio Guedes como líder do programa não me agradou, pode ser que como comentarista melhore. Não gostei da mudança.

  9. Pois é. Difícil acrescentar mais alguma coisa ao que já foi escrito acima. De qualquer forma, quero individualizar minha opinião lamentando a saída do Maurício Martins, ótimo como jornalista e brilhante em seus comentários cheios de humor e, por vezes, de uma acidez muita fina e educada. Quero lamentar também um fato: por não saber da saída do Maurício, enviei um e-mail para o jornalista Otávio Guedes, parabenizando-o por seus comentários e perguntando se o Maurício estava de férias. Estou esperando até hoje a resposta. Achei uma falta de consideração com o ouvinte e, também, porque não dizer, uma tremenda falta de educação. Não sou ouvinte da Band News, mas vou procurar ouvir o programa pra formar uma opinião. Pelo ao menos a Lilian continua lá fazendo um ótimo trabalho! Ao Maurício, desejo sucesso para onde for desempenhar seu trabalho!

  10. Passei por idiota tb. Achei que o MM estava de férias e postei opiniões e até sugestões para ele. Descubro agora que ele foi demitido e peço que me informem em qual emissora ele se encontra. Grato.

  11. Também estou sentindo falta do bom humor, da capacidade, da ética e da cultura do Maurício que, infelizmente, me foram tirados repentinamente. Peço que me informem em que horário posso encontra-lo no ar.

  12. Achava que o Maurício Martins deveria ir a um programa de entrevista independente ou emitir uma nota pública em atenção aos ouvintes fiéis que conquistou e dizer o que houve na verdade,… para não acharmos isso de fulano e aquilo de beltrano … e sermos injustos com alguém sobre o que não sabemos … fica a dica!

  13. Não sabia que o Maurício Martins havia sido demitido da CBN. Gostava muito de sua atuação diária no CBN RIO. Lamento muito! Por que a Sra. Mariza Tavares demite toda hora? Em 2008 foi o excelente Sidney Rezende, agora o jornalista Maurício Martins. Nada contra o novo âncora Octavio Guedes, escudado por Lilian Ribeiro, mas chega de CBN, vou trocar prá Band News e ouvir as notícias através do âncora Boechat.
    Sergio L. de G. Lobo

  14. Alem de lamentar a saída do Mauricio Martins, pois o sr. Otavio Gueses e duro de aturar profissionalmente e sua voz ……..Agora o que mais me preocupa e o Paulistez empregado diariamente por seus reportes. Estão acabando com a regionalidade língua portuguesa. A sra. Lilian Ribeiro então parce que esta fazendo um curso intensivo no “bexiga” . Exs. Socorro virou “resgate”, carteira de identidade virou “RG”, é por aí vai….So falta, qualquer dia ela chamar nossa carteira de motorista de “carta de motorista” e nosso paralelepipedo de “guia”.
    Outra questão: por que as operadoras de Tv a cabo ou via santelite só incluem no pacote de emissoras de rádio a CBN-SP. Sou carioca, preciso saber o acontece na minha cidade.

  15. Realmente uma grande perda para a CBN, Maurício Martins era um profissional completo. Seu substituto, Otavio Guedes , mostra-se muito
    repetitivo nos assuntos abordados, mais uma perda para nós brasileiros.

  16. Sou Ignacio da Silva, advogado, residente no Catete, ouço a CBN. desde o tempo da direção de Rodrigo Mineiro. Acompanhei a chegada da Ceci Mello, trabalhando com Everson Passos e muitos outros que já foram substituidos.
    Quanto ao Mauricio Martins, eu tive a felicidade de conversar com ele através do telefone da emissora, e fiquei, encantado com a educação desse rapaz, motivo pelo qual, lamento muito a sua saida da CBN. Gosto de me identificar: e-mail ignacio.da@.uol.com.br. Aqui, vai o meu recado para Mrisa Tavares; Moça ,aprenda uma forma mais correta de substituir seus funcionários para não cometer injustiça e consequentemente, afastar da CBN os ouvintes de muitos anos. Para Senhoras ter uma ideia, como eu sou muito ligado à CBN, eu acordo as 4 horas da manhã, e fico até 6 horas, ouvido a Ceci Mello, como se ela fosse uma pessoa de minha família, ou mesmo uma filha, tenho 86 anos de idade, sou carioca mesmo. e gosto muito dessa emissora. AQUI VAI O MEU APELO: TRAGA DE VOLTA O MAURICIO MARTINS, NÃO PEÇO A VOLTA DOS DEMAIS AFASTADOS POR V.Sa., PORQUE ALGUNS SAÍRAM POR VONTADE PRÓPRIA.

    Rio 29/06/2013 Ignacio Silva

  17. A CBN RIO vai perdendo audiência cada vez mais, porque tira um radialista tarimbado como o Maurício Martins, para colocar um desconhecido, de forte tendência política que descaracterizou ou rebaixou a qualidade do programa que era a cara do Rio: alegre, descontraído, cultural,…mas sério e competente, quanto preciso. BAND neles!!!

  18. FORA MARIZA TAVARES. A CBN SÓ PERDEU FERA, E COM ELES A AUDIÊNCIA. ROXANE HAIR, HERÓDOTO BARBEIRO, ADALBERTO PIOTTO, SIDNEY REZENDE, MAURÍCIO MARTINS, THAYSSA BRAVO, VITOR BIRNER… QUE SELEÇÃO!!!! E O TÉCNICO (MARIZA TAVARES) NÃO CAI!!! A MARIZA COMO APRESENTADORA (“NOTÍCIA EM FOCO”) É PÉSSIMA E COMO DIRETORA PIOR AINDA. EU E MUITA GENTE QUE CONHEÇO SÓ OUVÍAMOS A CBN. HOJE!!!! SÓ O ALVES DE MELLO E ALGUNS OUTROS. POR FAVOR PESSOAL DO SISTEMA GLOBO (A MELHOR RÁDIO DO BRASIL!!) MANDEM ESSA MULHER EMBORA URGENTE SENÃO ELA VAI ACABAR COM ESSA JÓIA QUE SE CHAMA “RÁDIO CBN”, QUE TÃO BEM NOS INFORMA. BEIJOS!!

  19. Eu ouço a CBN SP. Tenho saudade do finado Miguel Dias (CBN SP); do Heródoto e Pioto. No momento só ouço o CBN PRIMEIRAS NOTÍCIAS (a Ceci é show!), JORNAL DA CBN 2ª EDIÇÃO e FIM DE EXPEDIENTE. Raramente ouço outros programas. O motivo: não suportar os atuais âncoras/apresentadores, principalmente JORNAL DA CBN – 1ª EDIÇÃO e CBN TOTAL. Gosto de alguns comentaristas como o Cortela e Max Gehringer; que acabo ouvindo os podcast. Não consigo ouvir a BANDNEWS.

  20. Todo dia a caminho do trabalho eu ouvia o MM,até hoje não me conformo com a saída dele.Adoro a Lilian Ribeiro mas só ouço se o Otávio não está inclusive mandei um e-mail para ela falando justamente dessa opinião unanime sobre ele.Que pena termos que mudar de estação.

  21. Externo aqui meu repúdio a tentativa da “militância Gay” capitaneado pela CBN e pela Rede Globo de se criminalizar a opinião. Refiro-me ao linchamento que esta sendo submetido o Ex-secretario de defesa dos direitos humanos do Rio, que foi exonerado após cometer o “crime de emitir uma opinião” pessoal fundado em suas crenças religiosas. Lembro-lhes que tenta-se até hoje sem exito,se abrir um espaço para colocarem-se ideias a respeito do que vem a ser a iniciativa de se prestar auxílio profissional para aqueles que “ousarem” mudar sua orientação sexual; jocosamente apelidada de “cura gay” por esses mesmos que se recusam a reconhecerem que ex-gays não só existem, como precisam serem reconhecidos e respeitados.

  22. Tiraram a Carolina Morand que era ótima e agora também a Lilian Ribeiro. O que será que aconteceu, elas eram ótimas. Pena que a CBN Rio esteja em decadência

  23. O que estão fazendo com a CBN? Principalmente a CBN Rio? Demitiram os melhores, depois os mais ou menos, e agora, quem sobrou? Sem falar no futebol, que era o melhor do rádio, com a melhor equipe e um futebol inteligente. Nota zero para essa direção , que misturou a Globo com a CBN, e vai sim é perder audiência. Uma pena!

  24. Foi uma lástima demitirem tão bons profissionais Lílian Ribeiro Otávio Guedes Maurício Martins Foi um horror.Molina é muito bom.foi o melhor depois de tantos erros.A equipe de futebol foi uma coisa terrível. Colocaram umas pessoas à tarde sem o menor carisma.Reconciderem minha gente,assim não dá!!!

  25. Foi uma lástima demitirem tão bons profissionais Lílian Ribeiro Otávio Guedes Maurício Martins Foi um horror.Molina é muito bom.foi o melhor depois de tantos erros.A equipe de futebol foi uma coisa terrível. Colocaram umas pessoas à tarde sem o menor carisma.Reconciderem minha gente,assim não dá!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *