“Recanto Ao Vivo” une som e imagem a favor da diva Gal Costa

112869245SZDa mesma forma que o lançamento do CD Recanto, no qual Gal Costa gravou 11 canções de autoria de Caetano Veloso e serviu para confirmar que o talento dos dois não se perdeu, apenas estava adormecido, o registro ao vivo do show de mesmo nome – lançado em CD e DVD pela Universal Music – não deixa dúvidas sobre a ótima forma de Gal e sobre o bom gosto de Caetano, um pouco em falta em seus trabalhos solo.

O show, gravado no Theatro Net, no Rio de Janeiro, em outubro de 2012, tem um clima sombrio, negro, que realça a beleza da cantora, que, se já não tem aquele jeito riponga dos anos 70, nem a sensualidade da década de 80, mostra elegância e energia dignas de uma verdadeira musa.

O CD duplo e o DVD Recanto ao Vivo possuem o mesmo conteúdo – 22 canções da turnê e Modinha para Gabriela, de Dorival Caymmi -, mas a experiência de ver Gal é mais completa. O registro do DVD é totalmente fiel ao espetáculo e faz o espectador se sentir sentado em uma das primeiras filas do teatro, cara a cara com a cantora. A iluminação econômica e a formação da banda – Pedro Baby (guitarra, violão e vocal), Bruno Di Lullo (baixo, violão e vocal) e Domenico Lancellotti (bateria, MPC 1000 e vocal) – ajudam a deixar sempre em destaque a estrela principal, a voz de Gal.

37186_Alguns dos momentos mais gratificantes ficam por conta das interpretações de Folhetim, Barato Total, O Amor, Vapor Barato e Modinha para Gabriela (que não fazia parte do roteiro original do show, mas foi incluído por conta da nova versão da novela que tem a canção como tema principal).

A escolha do Theatro Net (antigo Tereza Rachel) foi certeira e deu um tom mais íntimo e histórico ao show – foi lá que ela realizou um de seus melhores espetáculos – Fa-tal, em 1971 – algo que se perde quando apresentado em palcos maiores.

Esse texto também foi publicado no jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *