Discos deixados de lado

Record-Label-Logos2Quem acompanha o meu blog sabe que, sendo responsável pela Coluna de Música que é publicada todas as terças em O Fluminense (e até mesmo muito antes disso) sempre fui muito ligado em música, até mesmo na condição de colecionador. Fico triste em ver que as grandes gravadoras estão encolhendo e sofrendo até mesmo para executar as vezes de distribuidora e divulgadora do trabalho dos artistas, que hoje são parceiros e não mais contratados (na maioria das vezes). Mas, perguntaria você, querido leitor: por que diabos ele escreveu esse primeiro parágrafo? Bem, a razão é simples: ética.

Sou daqueles que se recusam a escrever baseado em releases ou publicar algo que tenha sido obtido em torrents e outros canais que não os oficiais: as gravadoras. Todo esse papo porque eu recebi um e-mail perguntando se não falaria sobre o novo disco de David Bowie – um artista que nem está entre os meus favoritos, mas que merece sempre ter seu trabalho conferido. Infelizmente, como já disse, só escrevo sobre aquilo que me é oferecido pelos canais oficiais. Seria muito fácil baixar o disco e fazer uma crítica, mas não acho justo com os profissionais das empresas que fazem o seu dever de casa e divulgam seus produtos de maneira eficiente.

Portanto, se não verem post sobre algum lançamento pertinente, acreditem, não é por falta de vontade de escrever, mas pela dificuldade em ser lembrado. Já recebi negativas que alegaram que tinham que direcionar sua cota de imprensa para quem era especializado – e que, muitas vezes, não escrevem uma linha sequer ou cometem erros factuais de deixar qualquer um corado.

A crise (que nem sei se realmente existiu ou se foi apenas um ajuste) está passando, mas a mentalidade pequena, nem sempre passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *