Saudades de Les Paul – o homem que mudou a música

LesPaul_04_PAAssim que terminou a transmissão do Oscar, uma zapeada na TV me fez parar na exibição de um especial com Les Paul (o homem que inventou, entre outras coisas, a guitarra elétrica), sua banda e co0nvidados no Iridium – um pequeno clube de jazz em Nova York onde se apresentava todas as segundas à noite, durante anos, até a sua morte, em 2009.

O Iridium – 1650 Broadway (51st) – é um lugar mínimo, onde praticamente todos os lugares são grudados no palco. Tive a honra de assistir Les Paul (em 2002), tocando como nunca, contando histórias de como e porque criou a guitarra elétrica (“Queria soar mais alto que todos“, dizia) e até paquerando as meninas da plateia.

Iridium frontO show que vi (como já contei aqui algumas vezes) foi especial para mim. Além de estar cara a cara com uma lenda viva, ainda ouvi uma versão de Aquarela do Brasil e até discuti com o velhinho sobre o nome da canção, que ele insistia de chamar apenas de Brazil, mesmo depois que eu disse que o título não era esse (“Eu sempre toquei essa música e ela se chama Brazil“, retrucou o homem). Quem era eu para bater boca com ele?

No fim das contas, foi uma noite mágica, pertinho do homem, bebendo Dry Martinis e pensando em quantos astros brasileiros aceitariam tocar em um lugar tão pequeno como aquele e ainda atender todos os que queriam falar com ele. Infelizmente, esse encontro foi numa época anterior ao advento das câmeras digitais (pelo menos para mim) e guardo apenas memórias desse momento.

PS: O programa vai ser reprisado mais algumas vezes no canal Bis. Vale conferir as datas e horários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *