Resgate de uma pérola: ‘MPB Especial’ lembra Jackson do Pandeiro

Jackson do PandeiroOriginalmente transmitido como parte do programa MPB Especial, da TV Cultura, em 1972, o DVD lançado pelo selo Discobertas resgata um dos únicos registros em vídeo de um dos mais importantes artistas do Brasil, também conhecido como o Rei do Ritmo. O DVD complementa o trabalho de disponibilizar a obra de Jackson do Pandeiro, iniciada com o lançamento de fonogramas gravados na década de 50, em CDs também compilados pelo selo.

José Gomes Filho, nome verdadeiro do sambista, nasceu na Paraíba em 1919, e acabou por se tornar uma referência para o forró, o samba e até para seus primos: baião, xote, xaxado, quadrilha, marcha e frevo, até a data de sua morte, em 1982.

O DVD traz uma apresentação em preto e branco, que tanto serve como fotografia de uma época quando a tecnologia a cores ainda não era muito difundida, como ajuda a sobressair à elegância dos números apresentados por Jackson, além do clima nostálgico ao assistir às imagens nos dias de hoje.

Com um repertório que inclui várias composições próprias (Xote de Copacabana, Vou lhe Buscar, Lágrima, Véspera e Dia de São João e Xexéu de Bananeira) e de nomes como os de Jararaca e Edgar Ferreira.

Nos pouco menos de 50 minutos de duração, Jackson do Pandeiro – MPB Especial (1972) funciona como uma bela estrada para um tempo no qual a música parecia bem mais criativa.

Esse texto também foi publicado no jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *