Caixa ‘Pery Ribeiro Anos 60’ reúne pérolas da bossa nova

Box PERY perspectivaFilho de dois monstros da música popular brasileira – Dalva de Oliveira (1917 – 1972) e Herivelto Martins (1912 – 1992) – o cantor Pery Ribeiro, morto ano passado, tinha, além do pedigree, uma voz marcante e o orgulho de poder dizer que foi o primeiro artista a registrar em disco a canção mais emblemática da bossa nova: Garota de Ipanema. Agora, para marcar o primeiro aniversário da morte do cantor, o selo Discobertas, especializado em relançamentos, solta a caixa Pery Ribeiro Anos 60, que reúne os sete discos bossanovistas lançados naquela década.

A caixa, um verdadeiro documento para os amantes e mesmo para os não fãs do ritmo, já valeria somente pela gravação de Garota de Ipanema. Mas há mais, muito mais. Os álbuns – Eu Gosto da Vida (1961), Pery Ribeiro e Seu Mundo de Canções Românticas (1962), Pery é Todo Bossa (1963), Pery Muito Mais Bossa (1964), Pery (1964), Gemini V – Show da Boate Porão (1965) Encontro Pery + Bossa 3 (1966) – foram remasterizados, recheados de faixas bônus (originalmente lançadas em compactos e outros projetos paralelos) e encartados com as artes originais.

AF-PERY encarte 01 paginado.inddO resgate da obra de Pery – muitos dos discos eram inéditos em CD – ajuda a completar o quebra-cabeças de uma era que, embora ainda seja responsável por grande parte da credibilidade da nossa música no exterior, ainda é muito maltratada por grande parte das gravadoras, que teimam em lançar apenas coletâneas repetindo sempre as mesmas canções e intérpretes, deixando de lado preciosidades que foram (e são) importantes para explicar a força da bossa nova até os dias de hoje.

Até o preço (R$ 100) é atraente, levando-se em conta que muitos lançamentos simples saem por mais de R$ 30. Imperdível!

Esse texto também foi publicado no jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *