Usar tablets antes de dormir pode atrasar o sono

smartphones, tablets e FacebookQuem usa tablets ou laptops instantes antes de dormir pode demorar mais para sentir sono, de acordo com um estudo do Centro de Pesquisa em Iluminação do Instituto Rensselaer, em Nova York, nos Estados Unidos. Isso porque a tela, quando configurada com o brilho máximo, pode suprimir a liberação da melatonina, um hormônio que “avisa” ao organismo quando é a hora de dormir.

Os pesquisadores descobriram que um iPad ligado nessas condições por duas horas é o suficiente para retardar a liberação da substância.

Em condições normais, a melatonina sinaliza que já é noite, o que aumenta a sensação de sonolência. Com o uso de tablets, o alto brilho da tela prejudica a liberação do hormônio e, consequentemente, atrasa o sono.

Conforme reportagem do UOL, a pesquisadora Mariana Figueiro alerta que, se a exposição à tela for crônica, ou seja, ocorrer durante vários anos, o usuário pode enfrentar uma série de complicações de saúde devido à perturbação do ritmo circadiano, mecanismo pelo qual o corpo ajusta o relógio biológico.

O estudo ressalta que laptops e computadores de mesa também prejudicam o sono, mas o problema é mais agudo com o uso de tablets, pois eles são posicionados mais perto dos olhos do usuário.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *