Palavra do Dia – Farofa

Muito lembrada nas festas de Natal e Ano Novo, a farofa (e seus farofeiros) são tão amados quanto odiados. Uma boa palavra para o início do ano.

Farofa com baconA farofa é um prato culinário salgado da cozinha brasileira, geralmente servido como acompanhamento. Seu ingrediente principal é a farinha de mandioca ou a farinha de milho, à qual podem ser acrescentados inúmeros outros ingredientes, como milho, bacon, miúdos, linguiça, ovos, salsa, couve etc. É um prato bastante popular e tem sua origem registrada no período colonial, em várias cozinhas regionais, servindo de acompanhamento a assados de carne, ave ou peixe. Por ser um alimento de baixo custo e fácil de preparar, além de constituir uma rica fonte de energia, foi muito consumido pelos escravos.

 Definição:

(fa.ro.fa)

sf.

1. Bras. Cul. Prato (ger. acompanhamento) preparado à base de farinha de mandioca frita em gordura, ger. misturada com outros ingredientes como cebola, ovos, linguiça etc.

2. Alimento, prato que constitui refeição para trabalhadores agrícolas (esp. no N.E.), feito de farinha de mandioca (macaxeira) com tempero

3. Bras. S.E. Pej. Piquenique na praia, esp. com farofa e frango assado.

4. Fig. Bazófia, fanfarronice, farófia.

5. Fig. Conversa fiada, sem propósito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *