Palavra do Dia: Sufragista

SufragismoTermo que designa toda mulher que lutou pelo direito de voto para o sexo feminino. O movimento das sufragistas começou na Inglaterra, em 1910. Neste época, o sufrágio feminino estava sendo discutido, e foi apresentado um projeto que concedia o voto às mulheres de 25 anos que ocupassem um imóvel ou que fossem casadas com um homem que ocupasse um imóvel. No entanto, este projeto foi rejeitado, levando os grupos Women’s Social and Political Union e Women’s Freedom League a se mobilizarem. Os protestos foram liderados por Emmeline Pankhurst, que já integrava o movimento feminista desde jovem, culminando no casamento com Richard Pankhurst, um advogado amigo da causa, cujo sobrenome adotou.

O movimento teve um caráter hostil devido à radicalização por meio de violentas ações públicas, que eram fortemente contidas pelo governo. Com a Primeira Guerra Mundial, no entanto, as mulheres tiveram que ocupar o espaço deixado pelos homens convocados, o que favoreceu a concessão do voto feminino em 1918.

Definição:

(su.fra.gis.ta)

1. Que diz respeito a sufrágio

2. Que é adepto do sufrágio universal; que defende a extensão do voto a todas as pessoas adultas, sem nenhum tipo de restrição

3. Diz-se da mulher que, em parte do séc. XIX e no começo do XX, lutava pelo direito de voto para o sexo feminino

sf.

4. Mulher sufragista: As sufragistas saíram vitoriosas

[F.: sufrágio + -ista.]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *