Pesquisa aponta as empresas mais influentes do Brasil: Google lidera

google11A Ideal – The Reputation Agency- e a consultoria britânica The Leadership Group (TLG) apresentaram a pesquisa Thought Leaders 2012 – As Empresas Mais Influentes do Brasil. O Google lidera o ranking entre 20 empresas, na sequência da lista ficaram Apple, Microsoft e Facebook.

A pesquisa ouviu os mais relevantes formadores de opinião locais – Governo, empresas, mídia, ONGs e acadêmicos – além de prover insights sobre as tendências mais críticas de negócios e revelar quais tipos de mídia têm a maior influência na reputação corporativa.

A receptividade do Google entre os brasileiros é muito maior do que nos outros países por onde o estudo já passou – Estados Unidos, Reino Unido e Índia. Segundo o CEO da TLG, Malcolm Gooderham, é a primeira vez, na história da pesquisa, que quatro empresas do mesmo segmento, de internet/tecnologia, são as principais referências de reputação locais. “Isso pode demonstrar o amadurecimento definitivo da indústria da informação, da conectividade e da filosofia do Vale do Silício”, avalia Gooderham.

Segundo o estudo, para 80% dos entrevistados, o principal benefício que uma empresa tem ao ser considerada líder de influência é a confiança das pessoas. O fator confiança foi apontado como um elemento crítico, que dá à empresa uma espécie de “licença” para operar e crescer. “Essa é uma mensagem importante para as empresas: é preciso construir uma marca que seja mais do que confiável, uma vez que muitas empresas consideradas confiáveis eventualmente podem deixar de ser vistas como influentes”, explicou o CEO da TLG.

A pesquisa detectou-se ainda a significativa presença do Governo no ranking. Das sete empresas brasileiras entre as top 20, três são estatais – Petrobras, Banco do Brasil e Correios – e uma tem um forte componente estatal (a Vale).

O Twitter e a Amazon, com excelente desempenho nos demais índices, não tiveram nenhuma representatividade no estudo brasileiro. Nos EUA e na Europa, o Twitter está entre as top 10 empresas mais influentes. Caminho semelhante segue a Amazon, que também é destaque nos três rankings globais de Thought Leadership.

Fonte: ProXXIma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *