Impressionistas no CCBB ou A Fome de Cultura do Carioca

monet_seerosenteich_dia
Os jardins que serviram de inspiração para Monet são realmente lindos!

Tomei coragem e fui conhecer a exposição dos Impressionistas no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio. A mostra, chamada oficialmente de Impressionismo: Paris e a Modernidade é composta por peças do maravilhoso Museu d’Orsay, de Paris, traz ao Rio uma pequena parte de seu vastíssimo acervo de telas – são 85 obras vindas da capital francesa.

É incrível que, mesmo em uma manhã ensolarada de sábado, houvesse uma fila considerável para a visitação. Isso comprova, mais uma vez, a fome de cultura do carioca, ou apenas o seu bom gosto. As principais exposições que passaram pelo país – Rodin, Dalí, Monet – tiveram um público maior no Rio do que quando passaram por São Paulo, por exemplo, apesar da absurda diferença de população.

As obras expostas nos remetem ao que Paris tem de melhor. Algumas telas são tão famosas e conhecidas que dispensam apresentações (veja imagem acima – Jardim Aquático de Giverny), mas há obras primas também de Camille Pissaro, Henri Toulosse-Lautrec e muitos outros mestres da pintura.

CREDITO: DIVULGACAO
O mestre holandês se destaca, mesmo com apenas uma tela em toda a exposição.

Vale destacar que, mesmo tendo apenas um quadro de Van Gogh, ele se destaca entre todas as obras. O Salão de Dança em Arles (ao lado) é de um colorido de tirar o fôlego e mais uma vez me deixou enfeitiçado em frente a uma obra do artista.

Para todos os que não tiveram a oportunidade de ir até Paris ver de perto as obras (e até mesmo para os que foram) vale a pena curtir a fila e depois, quem sabe, curtir um almoço na Brasserie Rosário. O programa é imperdível e, pelo menos a mostra, grátis.

A mostra é dividida em seis módulos – Paris: a cidade moderna, A Vida Urbana e Seus Autores e Paris É Uma Festa, Fugir da Cidade, Convite à Viagem e A Vida Silenciosa. Cada um dos módulos ganhou uma sala própria, facilitando o entendimento dos temas.

Detalhe: Vá vestido com algo quente porque a temperatura das salas é baixa. Fria mesmo!

Serviço:
Impressionismo: Paris e a Modernidade
23 Out a 13 Jan
Local: 1º e 2º andar | CCBB RJ – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
Preço: Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *