Vendas nos supermercados crescem 3,63% no primeiro semestre

Lucros, lucros e lucros!

As vendas nos supermercados tiveram aumento de 3,63% no primeiro semestre de 2012, segundo dados do Índice de Vendas nos Supermercados (IVS/APAS). No mês de junho, o aumento foi de 3,03%, no conceito “Todas as lojas” (inclui lojas criadas no período pesquisado), em relação a junho de 2011. No conceito “Mesmas lojas” (que consideram as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses), o crescimento foi de 6,96% em junho de 2012, comparado ao mesmo período do ano anterior.

O diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Martinho Paiva Moreira, explica que o crescimento das vendas nos supermercados ocorreu devido ao reajuste do salário mínimo em janeiro e ao momento favorável no mercado de trabalho ao longo do primeiro semestre. “Isso deve ditar o crescimento das vendas ao longo de 2012, porém em um ritmo mais moderado”, ressalta Moreira.

Quando comparado a outras atividades econômicas e ao PIB Brasileiro, o setor supermercadista apresentou desempenho favorável no primeiro semestre.

Na comparação mensal, houve queda de 1,64% no conceito “Todas as lojas” e queda de 3,30% no conceito “Mesmas lojas”. Segundo Moreira, assim como nos meses de abril e maio, essa queda era esperada porque a renda começou a ficar mais comprometida com outras despesas, diferentemente do primeiro trimestre, em que o consumo foi favorecido pelo aumento do salário mínimo em janeiro.

Fonte: Agência IN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *