Yahoo! lança nova ferramenta de busca, o Axis

O Yahoo! lançou uma nova ferramenta de busca, chamada Axis (“eixo”), com significativas diferenças em relação ao seu buscador tradicional. Ela foca na experiência visual, tem resultados instantâneos e sincronização entre computador e dispositivos móveis.

O Axis está disponível em forma de plug-in para os navegadores Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari. No iPhone e no iPad, o Axis é um aplicativo.

No anúncio feito por meio do “Yahoo! Search Blog”, um dos diretores da empresa, Ethan Batraski, afirmou que o produto estava em desenvolvimento há 18 meses.

“Decidimos focar no que vocês realmente querem e tiramos qualquer ruído dos resultados”, escreveu Batraski.

Em rápido teste realizado pela Folha, o plug-in para Chrome do Axis agradou ao mostrar resultados de maneira pouco poluída –já que, ao menos por enquanto, não exibe propagandas.
A maior diferença na exibição de resultados é a navegação lateral. Também é notável a exibição de miniaturas da maioria das páginas resgatadas.

Uma das principais vantagens em relação à busca tradicional do Yahoo! é a velocidade em que os resultados são resgatados.

Isso se dá por causa da exibição dos links enquanto os termos a serem buscados ainda estão sendo digitados, uma capacidade apresentada pelo Google em 2010.

O lançamento é uma tentativa da empresa de recuperar participação no mercado de buscadores.

A empresa de pesquisa comScore divulgou que, no mês de abril, o Yahoo! fez 13,5% das buscas da web, fatia menor em sete pontos percentuais de dois anos antes.

Em abril, a parcela de buscas que o Google realizou em toda a web foi de 66,5%.

Fonte: Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *