Viajando no Submarino Amarelo dos Beatles ou Yellow Submarine é relançado em DVD e Blu-ray

Era uma vez… ou talvez duas… um paraíso de outro mundo chamado Pepperland, um lugar onde a alegria e a música reinavam supremas. Porém, tudo isto foi ameaçado quando os terríveis Blue Menies declararam guerra e enviaram seu exército liderado pelo malvado Flying Glove, para destruir tudo o que fosse bom. E aí surgem John, Paul, George e Ringo para salvar o dia! Armados com nada mais do que seu humor, músicas e, é claro, seu submarino amarelo, os Beatles enfrentam os turbulentos mares para derrotar as forças do mal.

Difícil acreditar que uma canção escrita por Paul McCartney para as crianças, com letra inspirada em uma embarcação amarela que viaja por mares estranhos e cantada pelo baterista dos BeatlesRingo Starr – pudesse se tornar uma música tão emblemática na carreira do grupo e nas vidas de milhões de pessoas durante tantas décadas (foi lançada em 1966). Mas, mais que uma simples conjunção de letra e música, Yellow Submarine foi também inspiração para o longa animado lançado pelo grupo em 1968, com muitas alusões ao psicodelismo da época e que agora é relançado em DVD e Blu-ray pela EMI.

O submarino volta ao mar

Fora de catalogo desde 1999, o longa – dirigido por George Dunning e escrito por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal -, que foi desenhado à mão, frame a frame, volta ao mercado restaurado também manualmente e com resolução digital de 4K, tudo isso sem o uso de qualquer software de manipulação de imagem.

O filme conta a história de Pepperland – terra imaginária, feliz e musical, protegida pela Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta. Atacada pelos Blue Meanies (criaturas que odeiam música), eles transformam os moradores de Pepperland em estátuas, jogando sobre eles maçãs gigantes (uma referência ao nome da empresa do grupo: Apple). Para salvar a situação, o marinheiro Old Fred é enviado no Submarino Amarelo para procurar ajuda, indo até Liverpool para encontrar os Beatles.

Durante a viagem de volta a Pepperland, Fred e os Beatles passam por vários mares estranhos (Mar do Tempo, da Ciência, dos Monstros, do Nada, Mar Verde e dos Buracos) e muitas aventuras. O final, claro, acontece quando os Blue Meanies são derrotados e a música volta a reinar.

Musicalmente, Yellow Submarine é um apanhado de canções que já haviam sido lançadas pelo grupo (Eleanor Rigby, Lucy in the Sky With Diamonds e All You Need is Love, por exemplo) e quatro inéditas, sendo que apenas duas (All Together Now e Hey Bulldog) foram escritas para o projeto. As outras duas (Only a Northern Song e It’s All Too Much) eram sobras de estúdio, evidenciando o pouco envolvimento do grupo com o filme, apesar da boa qualidade do material. O disco original (ainda em catálogo) conta ainda com vários temas compostos pelo produtor George Martin, que inclui Pepperland, sucesso no Brasil na versão de Robertinho do Recife, como tema da novela Pantanal, da extinta TV Manchete.

Clique e encomende o seu DVD

Versões e mais versões

O submarino dos BeatlesEm 1999, foi lançada uma nova versão em CD – chamada Yellow Submarina Songtrack – sem os temas instrumentais de Martin, mas incluindo outras seis músicas dos Beatles que aparecem no filme, com som remasterizado. Assim, para se poder ouvir tudo o que está no filme é preciso comprar os dois CDs (o com a trilha instrumental e o Songtrack).

Yellow Submarine é um marco na animação – integrando o desenho livre às inovações técnicas da animação – e essa nova versão ainda conta com alguns bônus como um making of do longa (feito em 1968), além de storyboards de sequências não usadas na edição final e entrevistas, além da possibilidade de ouvir as canções em som 5.1.

A conjunção da música do Beatles com um bom desenho animado é um ótimo programa para crianças e adultos.

Uma versão editada deste texto foi publicada no jornal O Fluminense


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *