Smartphones: Google e Apple reinam e afundam rivais

Os smartphones baseados no Android, sistema operacional do Google, e no iOS, sistema operacional da Apple, reforçaram seu domínio no mercado mundial no primeiro trimestre de 2012, revela pesquisa da IDC. Juntos, esses aparelhos responderam por 82% das vendas totais da categoria no período, ante uma participação combinada de 54,4% no mesmo intervalo de 2011.

A liderança ficou com o Google, que alcançou 59% de participação e 89,9 milhões de unidades vendidas, seguido pela Apple, com 23% e 35,1 milhões de iPhones comercializados. Há um ano, as duas companhias registraram uma participação de 36,1% e 18,3%, respectivamente.

“A popularidade do Android e do iOS vem de uma combinação de fatores que os rivais têm se esforçado para acompanhar”, disse Ramon Llamas, analista sênior de pesquisa de telefonia móvel da IDC. “Nem o Android nem o iOS foram os primeiros a lançar alguns desses recursos, mas a forma como eles tornaram a experiência dos smartphones mais fácil e intuitiva ganhou rapidamente seguidores em massa”, observou.

Entre os fabricantes que impulsionaram o crescimento de 145% nas vendas dos aparelhos baseados em Android se comparadas a um ano antes, a Samsung foi a principal companhia, respondendo por 45,4% do volume de comercialização desses dispositivos.

A relação dos sistemas operacionais concorrentes que perderam espaço a partir da maior concentração do mercado, a Nokia, com o Symbian, registrou o maior declínio, caindo de uma participação de 26% há um ano para 6,8% entre janeiro e março de 2012. Seguindo a mesma tendência, o BlackBerry OS, sistema operacional da Research in Motion (RIM), teve uma queda de 13,6% para 6,4%.

Quanto ao Windows Phone, da Microsoft, a IDC prevê um crescimento lento para esse ano. No primeiro trimestre, os aparelhos baseados no sistema operacional alcançaram vendas de 3,3 milhões de unidades, ante 2,6 milhões um ano antes. Apesar do crescimento de 26,9% nas vendas, a participação do Windows Phone recuou de 2,6% para 2,2%.

Fonte: Convergência Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *