McDonald’s x Burguer King: A briga pela batata frita olímpica

Parece que a briga por medelhas vai além dos campos, quadras, tatames e piscinas de Londres. As duas maiores redes de fast food do mundo brigam pelo pódio de uma maneira nada olímpica.

O McDonald’s notificou o Comitê Olímpico Internacional (COI) a respeito de uma ação do Burger King. A alegação da rede de fast food, patrocinadora da Olimpíada, é de que uma promoção lançada no final da semana passada por seu concorrente teria infringido as normas que protegem as propriedades oficiais dos parceiros comerciais do COI – o que configuraria a prática do chamado marketing de emboscada, que é amplamente combatido pelos organizadores dos Jogos de Londres 2012.

De acordo com fontes ouvidas pelo Meio & Mensagem, após analisar a documentação enviada pelo McDonald’s, o COI decidiu dar prosseguimento à investigação e solicitará esclarecimentos junto ao Burger King no Brasil.

Procurado pelo Meio & Mensagem, o Burger King informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi notificado pelo COI e por isso não se pronunciaria oficialmente. O McDonald’s também optou por não comentar as informações.

A ação polêmica

A peça citada pelo McDonald’s mostra uma mão segurando uma porção de batatas-fritas do Burger King. A ação informa sobre a promoção “Batata em Dobro” lançada pelo Burger King, pela qual os restaurantes da rede oferecerão uma porção extra de batatas-fritas para os clientes que comprarem um de seus combos, nos dias seguintes à conquista de medalhas pelo Brasil em Londres 2012. A promoção do Burger King foi realçada pelo lutador Anderson Silva, campeão do UFC, em sua página pessoal no Twitter. Silva é patrocinado pelo Burger King.

Não há uma legislação específica em vigor no Brasil que coíba a prática do marketing de emboscada relacionada à Olimpíada. Mas o Locog (comitê olímpico organizador dos Jogos de Londres) publicou um manual no qual enumera as restrições às associações entre palavras relativas aos Jogos.

A alegação do McDonald´s junto ao COI, de acordo com fonte ouvida pelo Meio & Mensagem, é de que a imagem usada na promoção faz uma alusão direta a um dos maiores símbolos dos Jogos, a tocha olímpica. Também aparecem na peça as palavras “ouro”, “prata” e “bronze”, que estabeleceriam uma conexão direta com a Olimpíada. O uso destes termos em pontos de venda e propagandas vem sendo fiscalizado rigorosamente pela Autoridade Olímpica Local (ODA), especialmente nas imediações das arenas que recebem as disputas esportivas em Londres.

Fonte: Meio & Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *