Erasmo Carlos – Minha Fama de Mau – o livro

Erasmo Carlos está na moda. Nada mais justo com um dos maiores nomes da nossa música. Não fosse ele um dos ícones do rock nacional, teria o mérito de fazer parte da parceria mais famosa da MPB, ao lado do seu amigo Roberto Carlos. Sua biografia oficial – Erasmo Carlos – Minha Fama de Mau (Editora Objetiva) -, escrita com a preciosa colaboração do querido e talentosíssimo companheiro Leonardo Lichote, é um livro para ser devorado em poucas horas.

Como toda biografia autorizada, nada de absurdamente (ou levemente) controverso será encontrado em suas mais de 350 páginas. Contudo, dezenas de histórias deliciosas são contadas, com personagens como Jorge Ben,Tim Maia, Roberto Carlos, Wilson Simonal e Carlos Imperial, só para citar alguns.

O texto é direto, bem-humorado e prende a atenção. Apesar de lançado em 2009 (relembre aqui como foi o lanççamento), só agora tomei coragem para escrever sobre ele. Afinal, ídolos e amigos são sempre um território movediço. Além disso, o que não faltou foi Erasmo nesse blog – Erasmo Carlos – Miranda – 30 de junho de 2012, Os 50 anos de estrada do Tremendão Erasmo, Erasmo Carlos e Blitz – Morro da Urca – 19/3/10. O único senão do livro é que o uso de uma fonte, digamos, generosa, faz com que a leitura seja ainda mais rápida. Com certeza mais boas histórias devem ter ficado de fora dessa primeira edição.

Para os que gostam de fotos, a coleção de imagens do arquivo pessoal do Tremendão e outras de momentos importantes da sua carreira são um um outro show.

No Brasil, ainda não temos o salutar hábito de termos uma mesma história contada por vários ângulos (vide o que Roberto fez com a sua biografia não autorizada, sem mesmo ter lançado a sua versão oficial dos fatos), o que aumenta ainda mais o valor histórico do livro.

Erasmo Carlos – Minha Fama de Mau está, provavelmente ao lado da biografia de Tim Maia escrita por Nelson Motta, como os melhores livros já escritos sobre as figuras que marcaram e marcam o nosso rock/soul de cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *