Brasil tem aumento de 53% nas notificações de golpes na internet

Gente, cresce o número de negociações, cresce o número de falcatruas. Simples assim.

O número de notificações recebidas pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) aumentou 53% em 2011, segundo dados divulgados pela organização.

No total, foram quase 399 mil notificações – que envolvem, por exemplo, tentativas de fraude por e-mail, falsificação de sites de bancos, programas maliciosos –, número quase três vezes maior que o total de 2010.

Os avisos sobre tentativas de fraude tiveram um aumento de 30% em relação a 2010, somando cerca de 40 mil notificações.

Já no caso de avisos sobre páginas falsas de bancos e sítios de comércio eletrônico (prática conhecida como phishing), houve um aumento de 62% em relação ao ano passado. Notificações relacionadas a golpes usando “cavalos de troia”, programas maliciosos utilizados para furtar informações pessoais e dados de login/senha, não tiveram um aumento significativo em relação a 2010 – apenas 1,5%.

Cerca de 15 mil notificações foram relacionadas a ataques a servidores web, que tiveram um crescimento de 78% em um ano. Por meio de brechas em aplicações Web, cibercriminosos páginas falsas de instituições financeiras, cavalos de troia, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores, além de scripts que permitem envio de spam.

Fonte: UOL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *