Versão beta do Firefox 14 chega com segurança extra

A versão do Firefox 13 mal chegou aos computadores dos usuários e a Mozilla já liberou para os fãs mais curiosos a versão beta do Firefox 14 – e uma versão Aurora para o Firefox 15 também.

O mais notável no Firefox 14 são as novas ferramentas de segurança que “trazem facilidades aos usuários, para que eles possam ter controle sobre suas experiências na rede”, de acordo com um anúncio oficial divulgado pelo blog da Mozilla na semana passada.

Diversas novas ferramentas que chegam com a última versão desse popular e gratuito browser open source foram projetadas para facilitar a vida dos usuários, de fato. O esperado é que versão final não seja liberada até julho, mas aqui está um resumo de algumas das principais melhorias que você pode esperar.

1. Padrão HTTPS
No novo Firefox 14 beta, o HTTPS será habilitado como padrão em pesquisas feitas no Google, para ajudar na proteção dos usuários contra “infraestruturas na rede que possam coletar dados, modificar ou censurar resultados de buscas”, explicou a Mozilla. Essa nova ferramenta também impedirá que sites de terceiros possam coletar dados de pesquisas quando você clicar em itens localizados na página de buscas. “Estamos desenvolvendo um suporte adicional em sites de buscas que visa habilitar buscas com certificados SSL”, escreveu a Mozilla.

2. Uma nova bandeira vermelha
Também está inclusa na última versão do Firefox uma nova maneira de mostrar no browser a identificação verificada de um site na barra de endereços. São ícones específicos para cada tipo de site. Um ícone de um globo será posicionado próximo ao domínio, indicando quando um site não utiliza certificação SSL. Para os sites seguros (com a certificação SSL verificada), aparecerá um cadeado trancado e mostrará “https” no inicio do endereço.

Páginas que possuírem Extended Validation Certificate (certificado emitido apenas depois de rigorosas verificações da página), no entanto, serão identificados por um cadeado verde e mostrarão, ainda, o nome do dono do site. Sites com Http e Https misturados serão identificados por um triângulo cinza.

Esse será um guia visual rápido para o nível de segurança do site que você está visitando, identificando mais facilmente a “falsificação” de sites seguros.

3. Mais controle sobre plugins
A nova versão do browser permitirá aos usuários maior controle sobre plugins, como Flash e Quicktime, com a ferramenta “click-to-play”, a qual adiciona um botão de “play” em todos os conteúdos que necessitam desses plugins. Assim, os usuários poderão escolher quando dar o play. “A nova versão incluirá customizações específicas e uma interface robusta. Por enquanto, você pode experimentar a nova ferramenta em ‘plugins’, mudar o “click to play” para ‘true’, nas configurações”, explicou Mozilla.

4. Melhor suporte para Lion
Para usuários do Mac, Firefox 14 oferece agora suporte full-screen para Mac OS X Lion 10.7, fornecendo “uma experiência mais rica e imersiva de navegação”, como definiu a Mozilla.

5. Recurso autocompletar para URL
O último – e não menos importante – botão da barra de endereços do Firefox 14 beta é o autocompletar. Enquanto você está digitando o endereço da página, o recurso completa-o para você, facilitando o processo e tornando-o mais rápido do que nunca.

E quanto ao Firefox 15? A versão Aurora desse software já está liberada. A mais notável adição é o suporte para PDF – ferramenta que o Chrome teve por um tempo. Nenhuma dessas novidades foram projetadas para propósitos comerciais, claro, mas se você está interessado em dar uma olhada neles, ambas estão liberada gratuitamente para Windows, Linux e Mac. O Firefox 14 beta pode ser achado no canal da Mozilla e o preview do Firefox 15, na página do Aurora.

Fonte: IDG Now

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *