Irã vai processar Google por omitir nome de golfo

Uma disputa política no Oriente Médio acabou gerando consequências para o Google. Isso porque o governo do Irã está processando a gigante das buscas por omitir o nome do golfo que separa o Irã de países árabes, de acordo com a BBC.

O problema está no nome dado ao pedaço de água que separa o Irã da Península Arábica. Para o Irã, ele é chamado de Golfo Pérsico, ressaltando o passado em que a nação da Pérsia se desenvolveu – e, hoje, é conhecida como Irã. Já para os países do outro lado, o que inclui Arábia Saudita, Bahrein, Omã, Emirados Árabes, Qatar e Kuwait, ele é o golfo da Arábia, evitando a associação com o Irã.

O Google se manteve neutro nessa conversa e não usa nenhuma das nomenclaturas para definir o espaço – ele simplesmente não tem nome noGoogle Maps.

De acordo com o ministro de relações exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, o Google vai enfrentar um processo caso não use o nome defendido pelo Irã no local. Já o Google afirma que não precisa corrigir nada, já que não mostra nenhum nome. Um representante da empresa afirma que nem tudo recebe um nome dentro do Maps.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *