Iron Maiden incendeia em CD e DVD gravados ao vivo no Chile

Já virou lugar comum entre os artistas que vêm tocar na América do Sul dizer que as plateias desse lado do Equador são mais quentes e um espetáculo à parte. Gente como Bono e Paul McCartney vive repetindo isso, mas ainda é pequeno o número de registros gravados por aqui. Iron Maiden Em Vivo! (EMI) vem tirar um pouco desse ‘descaso’ com o nosso continente.

Gravado no Estádio Nacional, em Santiago (Chile), em 10 de abril de 2011, o CD e DVD duplos, além da versão em Blu-Ray, aproveitam para valorizar a participação de 50 mil fanáticos chilenos, que passaram o tal calor que tanto falam dos nossos públicos.
Tanto no CD quanto no DVD fica clara a interação da plateia, que canta e grita durante as quase 2 horas de duração do show, mesmo quando não incentivados por nenhum membro da banda. O concerto, que fez parte da turnê The Final Frontier – que também passou pelo Brasil, com shows no Rio, São Paulo, Brasília, Belém, Recife e Curitiba, confirma que o Maiden e seu mascote Eddie ainda têm muita energia para gastar.

O repertório, que mistura canções do último disco de estúdio da banda – The Final Frontier (2010) – com clássicos do grupo, como Iron Maiden e The Number of the Beast, é potente e funciona muito bem no vídeo – a mixagem do CD tira um pouco da força das interpretações.

O DVD ainda vem com um disco extra onde está o excelente documentário Behind the Beast, que mostra os bastidores da turnê e a preparação do Ed Force One, o Boeing preparado para o grupo e que foi sempre pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson, nos deslocamentos pelos 36 países pelos quais os shows foram apresentados, além de depoimentos sobre a escolha de repertório (mais “generosa” onde o grupo se apresentou pela primeira vez) e preparação do palco e dos efeitos especiais.

As 17 canções foram filmadas em alta definição e o uso do recurso de dividir a tela (normalmente mostrando a plateia e algum detalhe da banda) torna o DVD uma experiência única podendo deixar o espectador “antenado” por várias e várias exibições.


Esse texto foi publicado no dia 11 de abril de 2012 no jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *