Venda de músicas digitais cresce 8% em 2011 e atinge 31% do mercado

A indústria musical teve em 2011 o seu melhor desempenho em vendas nos últimos oito anos. Dados divulgados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) mostram que a venda de músicas digitais ajudaram no crescimento geral da indústria, segundo o BGR.

A mídia física continua caindo em vendas, mas a queda de 8,7% registrada em 2011 foi inferior à de 2010, quando foram vendidos 13,8% menos CDs do que no ano anterior. Os discos de vinil, por outro lado, tiveram alta de 29% na comercialização.

Já a receita com venda digital de músicas teve um aumento de 8%, superior aos 5,6% registrados em 2010. Foram vendidas ao todo 3,7 bilhões de músicas pela internet, que foi responsável por 31% de toda a receita da indústria fonográfica no período.

O resultado positivo da indústria deve-se a serviços que trouxeram novas formas de se criar receita com a distribuição de músicas pela internet. O IFPI cita o Spotify, Rdio, MOG e Rhapsody como importantes sites para o mercado dos Estados Unidos, principalmente, onde a venda digital se tornou a principal forma de comercialização de músicas (51%).

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *