Creedence Clearwater Revisited – Citibank Hall – 18/03/2012

A noite de domingo estava agradável e uma (pequena) leva de fãs do bom e velho rock feito na dobradinha São Francisco / Sul dos Estados Unidos foi até o Citibank Hall para reviver os sucessos do Creedence Clearwater Revival. A nova formação, chamada de Creedence Clearwater Revisited, e que não conta com os irmãos Forgety (o cantor/guitarrista/compositor, John, e o também guitarrista Tom, já morto), tem como destaques os responsáveis pela cozinha do grupo – Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) -, além de Kurt Griffey (guitarra solo), John “Bulldog” Tristao (vocais e guitarra base) e o polivalente Steve “The Capitan” Gunner (violão, teclados. gaita e backing vocals).

A nova banda mostrou que sabe conduzir um espetáculo onde o principal objetivo é manter viva a música produzida pelo CCR original, no fim dos anos 60 e início dos anos 70.

Se as brigas – artísticas e pessoais – impedem uma reunião da formação original, o Revisited (formado em 1995) funciona bem como um cover oficial do CCR, reproduzindo os arranjos originais e com Bulldog cantando em um timbre muito parecido com o de John Forgety. Era fechar os olhos e imaginar a banda em algum show no Fillmore West, nos anos 70.

Seguindo quase a risca o roteiro de canções, piadinhas e saídas falsas para o bis, a banda desfilou, durante pouco mais de 1h30, uma série de hits que praticamente não deixaram o público parado. Proud Mary, Suzie Q, Bad Moon Rising, Have You Ever Seen the Rain? e Hey Tonight, para citar apenas alguns dos clássicos apresentados, não ficaram devendo em nada aos registros originais.

Pode ser que o valor dos ingressos ou a grande quantidade de atrações internacionais que se apresentam no Rio em março tenha influído no número de pessoas presentes no Citibank Hall, mas não diminuiu o prazer de uma plateia que entrou em uma cápsula do tempo para reviver um dos pontos altos do rock sulista dos Estados Unidos.

Veja a agenda de shows internacionais no Rio em 2012.

Assista a Have you ever seen the rain? e Travelin´Band


Fotos e vídeo: Jo Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *