Jornalistas paulistas vivem em São Paulo ou no Brasil?

Vez ou outra discuto aqui o bairrismo no jornalismo. Normalmente, fico surpreso com o constante hábito dos coleguinhas paulistas em trabalharem como se a sua cidade – chamada por eles de capital – fosse o centro do universo.

Na manhã desta sexta-feira, voltei a ser atacado com uma matéria do Bom Dia Brasil na qual falavam de uma pesquisa que mostrava um bom percentual da população mundial sofre de algum transtorno mental, seja depressão, perda de concentração ou males menos graves. Até ai, tudo bem. Mas…. eis que colocam alguns gráficos na tela, todos comparando São Paulo com os Estados Unidos, Canadá, Suíça, Bósnia, etc. Estarei louco ou São Paulo se separou do Brasil e se transformou em uma nação independente?

Essa mentalidade obtusa produz profissionais que acham que, devemos comparar a Empresa de Energia Elétrica do Equador com a Eletropaulo ou que é certo fazer um box falando do segundo McDonald’s do Brasil (e o primeiro de São Paulo), em uma matéria sobre o aniversário da rede de fast food no país. Ou, ainda melhor, nos faça ouvir a seguinte declaração:

– O seu lead está errado. O mais importante da matéria não são os dez bairros sem luz ou as 20 vias alagadas na cidade. O mais importante é que os aeroportos estão fechados e ninguém consegue ir de São Paulo para o Rio porque os voos estão atrasados!

Os coleguinhas sentem, imagino eu, um misto de despeito com auto-suficiência e síndrome de metrópole (sim, São Paulo pensa que um dia será Nova York) que tornam alguns textos ou matérias televisivas difíceis de engolir ou entender.

Claro que há muita gente boa na imprensa paulista/paulistana, mas parece que os piores estão em alguns dos cargos de chefia mais influentes do mercado, escoltados por imbecis que, por puxação de saco ou falta de erros (até porque não trabalham), são promovidos.

Erros todos cometemos, mas manter essa mentalidade é triste.

11 Replies to “Jornalistas paulistas vivem em São Paulo ou no Brasil?”

  1. O texto transperece o recalque do missivista e justamente acusa os outros daquilo que sofre. No Rio existe o sentimento anti-paulista nos políticos, na mídia fluminense (te dou muitos exemplos) e em todos os formadores de opinião. Cariocas são provincianos e tem uma enorme inveja dos paulistas. Não é a toa que o Secretário do Cabral declarou que prefere comprar trens dos Chineses do que dar empregos para paulistas. No Rio furam pneus e riscam carros se a placa for de SP. Então amigo, trate esse teu recalque. SP é uma importante cidade o Estado de São Paulo então, é fantástico com seus polos de desenvolvimento. Viaje pela via Dutra e veja, quando se esta no Rio a paisagem é da Alemanha oriental, quando se chega ao Estado de SP, só progresso, modernidade. Gosto do Rio não tenho nada contra cariocas, mas este sentimento anti-paulista já está demais. Não esqueçam que a “recuperação do Rio” é graças ao governo federal, somente, Sem paulistas o Rio morre.

    1. Caro,

      Eu ADORO São Paulo e as paulistas (os paulista também), mas meu post foi apenas um comentário sobre uma ‘política’ editorial que considero equivocada. Não vale a comparação econômica entre os dois estados – totalmente fora de contexto. Mas eu gostaria de saber de exemplos de cariocas escrevendo como se estivessem no centro do universo. Assim, os criticaria também.

      Abraços e nos vemos comendo uma pizza no Michellucio!

  2. Cara, o seu texto é sintomático, ele sozinho não faz verão mas faz parte de um contexto. O carioca (em geral) é contraditório em relação aos “paulistas” e de “SP”. Talvez pelo Rio ter sido capital federal, centro de eventos e atenção do Brasil ou por ter atrativos turísticos marcantes (Cristo, Pão de Açucar, praias, florestas) o carioca pense que só isso basta e qualquer outra cidade brasileira não tem o direito de ter “qualidades” e por isso ganha do carioca o carimbo de inferior. Aí pegam esses símbolos de turismo e os utiliza como um escudo, um meio de menosprezar os de fora e nisso os paulistas são principais vítimas. A imprensa no Rio é hoje formada pelo O Globo, O Dia e os jornaizinhos meia hora e tal. verdade ou não? A contradição reside, em noticiar tudo que é de SP se for algo ruim, destacam o local do fato ou se a pessoa é de SP ou não, se for algo bom se for do Rio é destacado, se for de SP preferem omitir e classificar como brasileiro. noticiam ladrão paulista, estelionatario paulista, ao contrário Cesar Cielo é brasileiro, Mauren Maggi é brasileira, e se destaque for brasileiro mas do Rio, ai substituem o brasileiro por carioca. Discurso de Paes e Cabral exaltam o bairrismo carioca e o anti-paulistismo kkk Secretario de Cabral declarou que prefere comprar trens chineses a gerar empregos em SP. O Globo ao invés de noticiar isso, inverteu a reportagem e manipulou dados só para mostrar que os trens do Rio eram mais modernos e comparou preço desconsiderando que no caso de SP houve transferencia de tecnologia, foram compras antigas e etc. Posso te dar muitos outros exemplos. A coluna do Anselmo Gois no Rio é um exemplo de ser anti-SP e cariocentrismo exarcebado. No antigo JB também havia isso.

    1. Caro,

      Continuo achando que voc? est? se valendo de exemplos que n?o se encaixam no meu post original. Ainda acho que fazer box sobre o segundo McDonald’s do Brasil, comparar uma empresa federal com uma estatal ou um estado com pa?ses, uma grande deforma??o.

      E – outra opini?o minha – nenhuma imprensa fala mais mal do Rio do que a carioca. Vide o notici?rio de pol?cia dos jornais daqui.

      Enfim, viva as opini?es conflitantes.

      Fernando de Oliveira (21) 9415-1594

  3. Acho que parte do erro de vcs é comparar as cidades e estados. Vcs classificam SP como se fosse um lugar centralizado e único, como é o Rio onde a zona sul predomina sobre o resto da cidade ou até sobre o estado. Como dizia Nelson Rodrigues zona norte só maracanã em dia de FLA FLU ou ainda alguem disse que o Rio acaba no tunel do Pasmado. SP é disperso, a cidade é gigante e o Estado é igualmente vasto e dverso. Não tem como classificar ou limitar. Por tudo isso é que o paulista não liga e não entende essa “implicancia” do carioca. Em geral paulistas tem fair play, eu as vezes costumo confrontar e defender os paulistas, mas acho que a internet tem possibilitado isso, entendermos o que o outro pensa. Sobre as suas queixas, acho mais natural a comparação de SP por tamanho de população com cidades metropoles equivalentes. Vc foi extremamente infeliz ao afirmar que SP quer ser Nova Yorque, se for assim o Rio sonha em ser Monaco ou Miami. Roma, Paris, NY e Londres têm problemas de transito, violencia e te lembro estão em crise desde 2008. SE Brasil esta no centro do mundo grande parte desse progresso esta em SP. O Rio foi por decadas abandonado, precisa hoje do governo federal. Voce queria que comparassem Campinas ou Recife com NY? Em SP está 60% da classe média alta do Brasil, classe média move a economia, vc sabe disso. Compram carros, roubas, fazem faculdade, filhos frequentam boas academias, bons colégios, classe média viaja a turismo, logo vc percebe a importancia dessa parcela da população. SP é capital dos esportes brasileiros 60% dos atletas olimpicos do Brasil saem de SP, fora as melhores universidades, hospitais, estradas. SP orgulho do Brasil.

    1. Mas quem disse que o Rio n?o quer ser Paris?

      Cara, voc? est? fazendo uma mistura louca nos seus argumentos. T? parecendo um prato de foie grass com gil? :p

      Fernando de Oliveira (21) 9415-1594

  4. Ai que tá, o paulista ele espera e cobra da imprensa justamente isso, que denuncie, no Rio vcs esperam que a imprensa seja ufanista, esconda noticias, a sua reação mostra isso vc acha que por noticiar fatos a imprensa denigre a imagem do Rio. Cobrando, denunciando vc melhora. Lembra dos factóides, LULA turbinou os factóides no Rio, deu-lhes vida, potencializou e dourou a pilula, olha como o Rio adora formulas magicas para agradar os estrangeiros, o Rio ignora o Brasil e quer ser a cidade-país, UPPS é formula mundial de solução de problemas sociais, Cabral custeia filmes Crepusculo, Velozes e Furiosos, Stallone lembra? tudo lixo americano pago custeado com verbas publicas, cadê a imprensa carioca???, Olim-piadas do Lula um evento de apenas 3 semanas q vai consumir bilhões em custos mais corrupção, onde estão sendo gastos a montanha de dinheiro dos royalties do petroleo?? Médicos no Rio informam que o melhor hospital do Rio para transplantes é o ….HOSPITAL DE SOROCABA-SP… Tudo isto a imprensa carioca se cala. Lembro a vc que as tropas federais estão hoje na Rocinha, Complexo do Alemão substituindo a policia quanto custa ao país? se sairem, volta tudo de novo? são só exemplos que como no Rio a imprensa é chapa branca e por isso não vejo melhora a não ser esses factóides, essas obras de fachada e corrupção galopante.

      1. Como paulista, que acabou de ler os comentários..orgulho de vc Adrian..recalque com são paulo é impressionante mesmo..como tenho torcido pelo desenvolvimento do nosso estado..ferroanel, rodoanel, duplicação do porto de santos e pelo amor de deus..demolição do elevado costa e silva. abs.
        Colega carioca..contra bons argumentos só te restam comentários do tipo “volta p mens original”, ” ta parecendo um prato de foie grass..” lindo.

  5. Sou Paulista , Graças a Deus , e adoraria ver São Paulo , fora do Brasil , afinal , ninguém precisa da gente mesmo… kakkakakakakakakakakakak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *