Os assuntos do ano nas redes sociais

Fim de ano é a época oficial das listas. Tradicionalmente, os veículos fazem um resumo dos principais acontecimentos do ano, resgatando os fatos que mais marcaram o período. Nesse retrospecto, entretanto, não é possível desconsiderar o ambiente mais livre (e propício) para a repercussão dos acontecimentos e pela troca de comentários acerca de tudo o que aconteceu no ano: as redes sociais.

Por conta disso, o Facebook e o Twitter divulgaram, em seus respectivos blogs oficiais, o ranking com os termos e palavras mais postadas pelos seus usuários em 2011. No caso da rede social de Mark Zuckerberg, foi elaborado um ranking global com os termos mais postados pelos 800 milhões de cadastrados no Facebook em todo o mundo. Vale considerar que essa lista é quantitativa, não contextualizando a situação – positiva ou negativa – do uso do termo.

No ranking global do Facebook, o assunto campeão de comentários foi a morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden. A morte do homem mais procurado do mundo ganhou a atenção de todos os usuários do Facebook, gerando uma onda impressionante de comentários. Em segundo lugar apareceu o termo Packers, referência ao time Green Bay Packers, vencedor da edição de 2011 do Super Bowl, nos Estados Unidos, ao derrotar o Pittsburgh Steelers. A força dos Estados Unidos na rede social também se reflete na terceira posição da lista. O nome de Casey Anthony, julgada e, posteriormente, absolvida da acusação de ter assassinado a própria filha, na Florida, alcançou o terceiro lugar entre os termos mais postados. Veja a lista global do Facebook:

1- Osama Bin Laden
2- Packers vence Super Bowl
3- Casey Anthony é absolvida
4- Charlie Sheen
5- Morte de Steve Jobs
6- Casamento Real
7- Morte de Amy Winehouse
8- Call of Duty
9- Operações militares na Líbia
10- Furacão Irene

Brasil

No Brasil, o esporte roubou a cena (e o assunto) entre os usuários do Facebook. O termos UFC, campeonato de MMA que se popularizou espantosamente no País este ano, foi o campeão de postagens entre os brasileiros participantes da rede. Em segundo lugar ficou o Vasco da Gama, que, em 2011, conquistou o título de campeão da Copa do Brasil e foi vice-campeão brasileiro. Por falar em futebol, o Corinthians, que sagrou-se campeão brasileiro de 2011, apareceu na sétima posição da lista.

Na terceira posição figurou a morte da cantora Amy Winehouse, seguida da morte de Bin Laden. Veja a lista dos dez termos campeões no Brasil:

1- UFC
2- Vasco da Gama
3- Morte de Amy Winehouse
4- Morte de Osama Bin Laden
5- Flamengo
6- Exaltasamba
7- Corinthians
8- Slipknot
9- PlayStation 3
10- Ronaldinho Gaúcho

Twitter

O Twitter relacionou os termos mais postados por 14 categorias. Televisão (Pretty Little Liars); Futebol (Wayne Roonie); Filmes (Thor); Futebol Americano (Dallas); Musica (Rebecca Black e Friday); NBA (Rashard Lewis); Assuntos mundiais (renúncia de Osni Mubarack, líder do Egito); Atriz (Elizabeth Taylor); Ator (Charlie Sheen); Baseball (Texas Ranger); Comida e Bebida (McLobster); Tecnologia (Mac App Store); Cidades e Países (Cairo) e Hashtag (#egypt).


Fonte: Meio & Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *