Documentário de Scorsese sobre George Harrison será lançado em DVD no dia 10 de outubro

Deu no O Globo

A vida de George Harrison, o Beatle que levou o misticismo indiano ao centro da música do quarteto de Liverpool, vai virar um documentário dirigido por Martin Scorsese. O filme, “George Harrison: Living in the Material World”, estreia nos EUA na HBO, dividido em duas partes que serão exibidas nos dias 5 e 6 de outubro. No dia 10, o DVD chegará às lojas americanas, segundo a NME.com .

Scorsese levou cerca de quatro anos para fazer o documentário, produzido em parceria com Olivia Harrison, a viúva de George. O longa traz muito material raro, como filmes caseiros, entrevistas e imagens inéditas do ex-Beatle. Um livro feito com base nas gravações será lançado em setembro com fotos, cartas, diários e outros arquivos pessoais de George.

O documentário falará sobre a música e a vida espiritual de George, com entrevistas concedidas pelo próprio guitarrista, além de depoimentos dos ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr e personalidades próximas à banda, como Yoko Ono, Phil Spector, George Martin e o amigo Eric Clapton. Também aparecem no filme os ex-Monty Python Terry Gilliam e Eric Idle e o tricampeão de Fórmula-1 Jackie Stewart – Harrison era um grande fã de automobilismo.

George Harrison era o Beatle mais novo. Ele se juntou ao grupo a convite de Paul quando tinha apenas 15 anos e a banda ainda se chamava “The Quarrymen”. Com o tempo o domínio de Lennon e McCartney sobre as composições da banda começou a incomodá-lo, uma vez que George também havia desenvolvido um talento indiscutível no ofício – vide “Something”.

A música indiana foi apresentada a Harrison por David Crosby, dos Byrds, em 1965. Poucos depois ele conheceu o hinduísmo e chegou a levar todos os Beatles para uma temporada no templo de meditação transcedental do guru Maharishi Mahesh Yogi, em 1968. Harrison acabou abraçando a crença Hare Krishna, a qual seguiu até a morte.

Logo após o fim dos Beatles, ele lançou o disco triplo “All things must pass”, considerado por muitos o melhor trabalho solo de um ex-Beatle. O nome do documentário, “Living in the Material World”, é inspirado num outro disco de George lançado em 1973, que a traz a popular canção “Give Me Love (Give Me Peace on Earth)”.

George Harrison morreu de câncer no pulmão em 29 de novembro de 2001, aos 58 anos, em Los Angeles, nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *